quinta-feira, 8 de julho de 2010

Desnível 2007 | Cachaço de Porco com Massa Frita


O Desnível 2007 é um vinho de João Lopes Pinto, o Enólogo da Quinta da Covada com Viticultura de Luís Pinto dos Santos. É feito com uvas provenientes de duas vinhas diferentes. Uma situa-se no Cima Corgo, a uma altitude de 470 metros, orientada a norte com cerca de oitenta anos de idade e com o Rufete e a Tinta Amarela a serem predominantes. A outra situa-se no Douro Superior, a uma altitude de 350 metros orientada a sudoeste e foi plantada há trinta anos. As castas predominantes são a Touriga Franca e a Touriga Nacional.  A história do Desnível está toda contada no Blogue que o João e o Luís criaram (aqui).

É um vinho acabado de sair para o mercado e com um PVP recomendado de € 8.00. Foi vinificado na Quinta da Covada e estagiou uma parte em quatro pipas diferentes (durante 15 meses) e o restante em inox. É um vinho de garagem, afinal apenas foram feitas duas mil garrafas. Muito focado na fruta, é fresco e tem uma boa aptidão gastronómica. Pede algum cuidado com a temperatura de serviço, porque os 14º de álcool muito facilmente se mostram. Optei por refrigerar a garrafa. Duas horas antes de servir, passei o vinho para o decanter e deixei-o no frigorífico. Antes de servir, passei o vinho para a garrafa. Passado um quarto de hora lá tive que meter uma manga para manter o vinho a 16/17º C. Uma bela proposta abaixo de dez Euros.

Ainda tive a oportunidade de provar um outro vinho desta dupla. Um branco sem madeira da colheita de 2009 que ainda está a afinar. Pela amostra, promete.

Para acompanhar este vinho, fiz um naco de cachaço de porco no tacho. Cortei um pedaço do cachaço em fatias e alourei-as em banha de porco. Juntei vinho branco, alho pisado e pimenta preta e deixei estufar lentamente. Servi sobre cotovelos de massa cozidos al dente e salteados em manteiga.

3 comentários:

  1. Fazes-me sempre sorrir quando dizes «para acompanhar este vinho...» os teus vinhos são sempre exigentes com a companhia e tu tens o cuidado de não o desiludir.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Boas,
    Estes vinhos também foram por mim provados e, no geral, concordo com as tuas notas.

    Gostei em particular deste Desnivel, 2007, pois sendo um vinho duriense, com alguma rusticidade e fruta, aparece muito fresco e tem uma notável aptidão gastronómica.

    No que toca ao branco e, apesar de se tratar de um amostra, parece-me muito bem feito, interessante e com uma boa acidez.
    Provei ainda um outro branco ( em garrafa borgonhesa) com fermentação em barrica.
    Mais fino e com a nuance da madeira, revelou-se um branco com mais estrutura e complexidade.

    Talvez um blend dos dois possa dar origem a um excelente vinho branco.

    Esta dupla de jovens está a realizar um bom trabalho, pois complementam-se (na viticultura e na enologia), pelo que vamos continuar a acompanhar o seu trilho.

    ResponderEliminar
  3. Viva,
    antes de mais agradeço a apreciação e espero que continuemos por muitos e longos anos a disfrutar de vinhos de qualidade, mas com raça e com aptência para a mesa.
    Realço apenas que os brancos são um ensaio para um Qta da Covada Branco a lançar já nesta colheita de 2010 (assim espero).

    Um abraço,
    JLP

    ResponderEliminar