quinta-feira, 1 de julho de 2010

Da Carne das Mercês

Depois do Prof. João Vasconcelos Costa ter escrito aqui sobre os picapaus, o Luís Pontes fez o favor de apresentar uma preparação da Carne às Mercês, no Blogue Outras Comidas. Por me ter parecido uma preparação muito interessante, ensaiei-a. Nada do que diga acrescentará seja o que fôr à descrição do Luís, pelo que nem falo da preparação, ou melhor, digo apenas que segui todas as instruções, embora tenha deixado menos tempo a marinar (ficou apenas umas sete horas, tempo apesar de tudo suficiente para a carne ficar pontuada pelo sabor da marinada). Fiz no tacho de barro e na placa, primeiro com o lume muito brando durante cerca de duas horas e finalizei em lume esperto até evaporar o líquido da marinada. 
Servi assim, com umas fatias de pão e um vinho que me pareceu adequado. Que dizer? Mesmo tendo tido alguma pressa na execução (não matei a preparação, mas também não comi a Carne às Mercês) o resultado final é muito agradável. A carne ficou dourada e muito macia por dentro, deliciosa. 

O vinho escolhido para acompanhar este petisco foi o Couteiro-Mor Colheita Seleccionada de 2008. Um vinho da Herdade do Menir, que também tem o Ouzado, provado há pouco tempo aqui e o topo de gama Vale do Ancho que provei já lá vão quase dois anos (aqui). Este Couteiro-Mor é feito com Aragonês, Trincadeira e Castelão. Estagia 4 meses em madeira. Muito focado na fruta, é um vinho redondo e com uma bela aptidão gastronómica. E custa € 3,50. Nota pessoal: 15,5.

1 comentário:

  1. Quase, quase perfeita... na cor e acredito que no sabor também. Digo quase porque os pedacinhos estão um bocadito maiores do que deviam e também porque poderias não ter usado prato: comia-se directamente de uma frigideirita de barro.
    Tu e o Lu+is são 2 mestres na (re)criação...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar