Chamei "camarões suados" a esta preparação por me parecer ser a designação mais correcta e porque num dia de final do Campeonato do Mundo não me apeteceu fazer Gambas al ajillo nem beber Cava. Mas durante parte do jogo o grande Narciso Yepes substituiu-se ao som da televisão.
Comprei uns camarões 10/15 congelados e deixei-os a descongelar numa marinada feita com sumo de limão, alho esmagado e laminado, sal, pimenta branca moída no almofariz, whisky, um pouco de molho tabasco e azeite. Ao fim de cerca de duas horas verti tudo para uma frigideira com tampa e deixei ficar em lume brando (com a tampa) durante cerca de vinte minutos. Desliguei o lume e servi morno, com umas fatias de bom pão. Os camarões estavam absolutamente deliciosos e com um molho mais que próprio para os indefectíveis do pãozinho...
Para acompanhar estes camarões cheios de temperos (apesar de preferir coisas com sabores menos tutti fruti, aqui teve justificação) abri um Espumante Quinta das Bágeiras Rosé Reserva 2007. Tinha sido comprado na loja da quinta a € 3,50 (andará pelos 5/6 € no ECI). Foi feito com Baga e vinificado em bica aberta com prensagem suave. Fermentou em inox e não teve adição de açúcar. Estagiou dois anos em cave antes de ser lançado para o mercado. Foram feitas 10.028 garrafas (abri a nº 3.061). Cor de média intensidade e aromas a denunciar a casta. Impressiona pela frescura e pela capacidade de limpar o palato (daí ter exagerado nos condimentos dos camarões). Um espumante absolutamente cativante. Fiquei fã. Além do mais foi perfeito para brindar o grande golo de Andrés Iniesta...
Olhando a foto com atenção, consigo vislumbrar um brilhozinho nos olhos e um sorriso nos teus belíssimos camarões.
ResponderEliminarTerá sido pela vitória de nuestros hermanos? Ou apenas por terem recebido um banho de temperos que os deixaram felizes?
Beijinhos.
Ana
ResponderEliminarEm parte pela esperada vitória da Espanha. O brilho nos olhos não foi pelo banho de tempero que levaram, mas pelo belo espumante das Bágeiras. :)