sexta-feira, 2 de julho de 2010

4 Fumados, 4 Vegetais e 4 Castas em 4 Actos

Acto I

No cruzamento das Ruas de Fernandes Tomás e do Bonjardim aqui do Burgo, há a Casa Lourenço, depósito de presuntos e queijos... Na verdade é mais do que isso; tem sempre alheiras excelentes e demais enchidos, para além dos presuntos e queijos (e muitos vinhos interessantes, mas vendidos a preços de/para turista). Para lá chegar, o ideal é ir de metro; indo de carro pode-se em geral parar logo a seguir ao cruzamento, em Fernandes Tomás, do lado esquerdo da rua, onde é proibido parar e estacionar... Mas pode-se parar, digo eu. No limite apanha-se uma multa. 

Acto II

Comprei um chouriço, uma morcela de sangue, uma farinheira e uma fatia de barriga fumada (e mais uma coisa ou outra, como alheiras, queijo, mas não comprei vinho, é caro, muito caro). Com o saco na mão, voltei para o W124 e vi que não tinha multa (menos mal). Arranquei e fui até ao outro lado do Burgo a pensar no que ia fazer com esses enchidos... Um cozido! E um Quanta Terra do Celso Pereira que estava a quase € 22 na Casa Lourenço e que de certeza que compraria a € 18 na Garrafeira Tio Pepe. Afinal, não havia. Comprei uma botella de Soalheiro Primeiras Vinhas 2009 e uma outra de 4 Castas do Esporão 2008 (de Alicante Bouschet, Syrah, Petit Verdot e Alfrocheiro) para acompanhar o cozido que decidi fazer.

Acto III

Quatro fumados e quatro castas! Em casa tinha couve, batata e cenoura. Comprei um nabo no Pingo Doce ao lado de casa para completar o terceiro quarteto. Meti um tacho ao lume com água e juntei o quarteto dos fumados. Deixei cozer e fui picando os enchidos (morcela, chouriça e farinheira) com um garfo. Glória aos enchidos, não se desfizeram. Mas largaram as gorduras e aromas para a água (agora quase caldo) da cozedura. Retirei e reservei os fumados e enfiei os legumes no tacho. Deixei cozer e servi.
Que dizer dos fumados? Excelentes! Os legumes portaram-se muito bem como acólitos. Ainda houve uma bela broa que ajudou à festa (a broa do joão, em calvão, uma das minhas broas de eleição). Um singelo cozido de fumados...


Acto IV

Um vinho da Herdade do Esporão, do Dr. José Roquette... Sou meio_fã dos vinhos do David Baverstock, apesar de já ter tido experiências menos boas com vinhos da Herdade, nomeadamente o Touriga Nacional 2005. Este 4 castas aparece muito marcado pelo Petit Verdot que especia muito o vinho. De resto, é um vinho bem feito, com as castas a jogarem pela equipa. Tinto retinto, quase roxo, pede para ser servido fresco (a uns 16º C) porque os 14,5º  de álcool rapidamente o transformam numa sopa. Para quem gosta de Alentejanos puros e duros será boa opção.

1 comentário:

  1. Gostei muito da apresentação teatral. Levaste à exaustão a matemática que lhe impuseste: 3X4=12 e são exactamente 12 componentes que aparecem na foto do prato (a não ser que esteja mais algum escondido)... lol!
    Boa!!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar