sexta-feira, 23 de julho de 2010

Arroz de Coelho | Herdade dos Grous Reserva 2008

O arroz de coelho pode não aparecer na Cozinha Tradicional Portuguesa, essa obra maior de Maria de Lourdes Modesto, mas não deixa de ser um prato tradicional da Beira Alta, aliás referenciado por Hélio Loureiro (coord.) no Sabores que os vinhos Dão, publicado em 2009 pela CMNelas e de que dei nota aqui

Apesar de ser um fã incondicional do coelho à caçador, apeteceu-me fazer uma variação sobre este magnifíco prato, mas aqui, metendo o arroz e uns pleurotus. Deixei o coelho cortado em pedaços a marinar umas horas em vinho tinto, vinagre e alho, a que juntei uma folha de louro e pimenta preta moída. Deitei um fundo de azeite num tacho e deixei o coelho alourar um pouco. Retirei o coelho e juntei cebola picada grosseiramente que deixei alourar. Juntei o coelho e o líquido da marinada e deixei estufar em lume muito brando. Passado uma meia hora juntei pleurotus em pedaços e estufei-os. Quando o coelho estava macio, juntei um pouco de arroz carolino, deixei cozer e servi de imediato.   



Acompanhei com um distinto vinho do Alentejo, o Herdade dos Grous Reserva 2008. É feito com Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Tinta Miuda com estágio de 16 meses em barricas novas de carvalho Francês. Um vinho especiado, com belas notas da touriga e da madeira do estágio. Na boca é pleno e muito elegante com a madeira a marcar o vinho sem contudo se sobrepôr. Termina longo. Este vinho da Herdade dos Grous afirma-se cada vez mais como um dos grandes vinhos do Alentejo. Ainda está a crescer na garrafa, mas proporciona desde já uma prova excelente. (pvp: € 35,00).

1 comentário:

  1. Hoje foi post em coro... (se fores ao meu blog percebes, lol!).
    Fui comparar o teu (as fotos), com o do chefe Hélio Loureiro e não ficas a perder aos pontos, não senhor...Gosto mesmo da cor, já que sobre o cheirinho e o sabor só posso adivinhar.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar