sábado, 31 de julho de 2010

Sopa de Peixe | Loureiro PD 2009

A nossa tradição popular tem várias receitas de sopas de peixes. Feitas com peixes de rio na Beira Baixa, com peixe e mariscos em Setúbal, com cabeças de peixe no Algarve, constituem uma bela base para elaborar deliciosas preparações que podem variar com os peixes que se tiverem disponíveis. Esta não é inspirada em nenhuma preparação especial e levou apenas uma cabeça e uma posta de pescada e uma posta de corvina. Deitei água num tacho, um alho francês cortado fino, um ar de pimenta preta moída e um pouco de orégãos secos. Juntei o peixe e deixei ferver. Passado uns minutos retirei as postas que limpei de pele e espinhas e reservei. Deixei o caldo em lume brando durante meia hora e coei-o. Noutro tacho, deitei um fundo de azeite, uma cebola picada grosseiramente, dois dentes de alho esmagados e cortados e deixei confitar a cebola em lume brando. Juntei tomate cortado em pedaços pequenos, o caldo da cozedura do peixe, um pouco de vinho branco e deixei em lume brando cerca de vinte minutos. Juntei um pouco de massa - cotovelinhos - deixei a massa cozer al dente, juntei salsa picada, um pouco de vinagre de vinho e o peixe partido em pedaços. Desliguei o lume, deixei harmonizar sabores e servi. Esta sopa, saborosa e reconfortante, ganha em ser preparada com a maior variedade de peixes que se arranjar. Ruivo, Cação ou Cherne são peixes que acrescentam muito em termos de complexidade de sabores.

Para acompanhar esta sopa escolhi mais uma boa surpresa low-cost, um vinho verde feito pelo enólogo Carlos Teixeira na Quinta da Lixa de uvas da casta Loureiro para o Pingo Doce. Apesar de ter um pouco de agulha é fresco e muito bom nos aromas cítricos e tropicais. Por € 1,99 é uma boa escolha para esta sopa que pode funcionar como refeição ligeira.

1 comentário:

  1. Falta só o horário do «Alfa» para eu conseguir chegar a tempo de provar uma sopinha tão apetecível como esta que fizeste...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar