quarta-feira, 28 de julho de 2010

Dão: The Next Big Thing - O Jantar

Dia 24 ao jantar... Depois do magnífico almoço, que acabou lá pelas seis e meia da tarde ainda houve oportunidade para provar outros vinhos. Contudo, a vontade já era muito pouca. Ainda assim, provei o espumante reserva Touriga Nacional da Quinta dos Carvalhais, o Encruzado 2009 e o Reserva tinto 2007 da Quinta dos Roques. O jantar ia ser na Quinta da Boavista, em Penalva do Castelo. Saímos de Viseu pouco depois das nove da noite, com 29º C, uma tosta... Felizmente em Penalva costuma estar mais fresco, e estava. 20º C, mesas postas no pátio semi coberto da quinta e o forno a lenha aceso.

Os vinhos do jantar eram, naturalmente, os da quinta. Terras de Tavares, os vinhos do nosso anfitrião, João Tavares de Pina. Começou-se com um síria 2009 de que já tinha ouvido falar, mas que ainda não tinha provado. Muito fresco e com uma bela acidez, foi uma bela companhia para a entrada, uma pasta de sapateira com camarão que estava deliciosa.


Depois da entrada, fomos espreitar o forno... Retirou-se a folha de alumínio aos tabuleiros e vá de voltar ao forno para alourar a carne.


Seguiu-se uma deliciosa sopa de peixe feita pelo João acompanhada com um varietal de Tinta Pinheira de 2009 em amostra de casco. Excelentes o vinho e a harmonização. 


Continuando nos tintos, provou-se outro varietal de Jaen e um Touriga Nacional, também de 2009 e em amostra de casco. A seguir veio o KAOS. Como ainda não sabiamos o que era, houve um engraçadinho que sugeriu que o vinho seria um blend dos vinhos que tinhamos bebido antes e que teria sido remisturado na cozinha... Não, era um blend, mas de uma vinha velha.


Acabámos com o Terras de Tavares Reserva de 1997. Um vinho com treze anos em muito boa forma. Quase apetece dizer que um dia os vinhos do Dão serão assim. Belo vinho, terroso, telúrico, elegante.


Sem comentários:

Enviar um comentário