domingo, 18 de julho de 2010

Caras de Bacalhau | Azeite da Herdade dos Grous | Vinha da Defesa Touriga Nacional e Syrah 2008

Mais um prato simples. Quando penso em caras de bacalhau, penso sempre num almoço ao ar livre, debaixo duma parreira e com um vinho branco que se beba sem pensar muito. Aqui acabaram por sair ao jantar, dentro de casa e com vinho tinto, mas regadas com um azeite excelente...
Água a ferver no tacho, lume moderado, juntar as batatas descascadas, feijão verde e as caras e deixar as batatas cozerem. Servir com um pouco de alho picado, pimenta e bom azeite.


Usei o azeite da Herdade dos Grous, de Albernoa. É feito com azeitonas seleccionadas das variedades Galega, Cordovil e Cobrançosa. Tem uma embalagem atraente e um rótulo que espelha o que está lá dentro: um belo azeite. Enquanto estava a preparar o jantar meti um pouco de azeite num pratinho e fui-me deliciando a provar o azeite com um bom pão de trigo. Macio, mas algo austero e especiado, deu muito boa prova. Já no prato, mesmo com um pouco de alho, não perdeu as características iniciais. Um azeite que apesar de não ser barato (€ 9,90 uma garrafa de meio litro) merece muito ser provado. Belo azeite. 


Acompanhei este prato com o Vinha da Defesa 2008, da Herdade do Esporão. Situado em termos de gama, entre o Monte Velho e o Esporão, é feito com Touriga Nacional e Syrah. Bebido a cerca de 16º C não se notam os 14º de álcool. É fresco e proporciona uma boa prova. 

2 comentários:

  1. fiz ontem os camarões suados como sugere e digo-lhe que estavam uma maravilha,
    acompanhei-os com espumante de alvarinho,
    a cabidela vou fazê-la no sábado com galinha caseira e as caras, habitualmente com couve, ganham muito com o feijão verde
    continuarei a lê-lo

    ResponderEliminar
  2. A cara de bacalhau deve ser mesmo muito boa, para fazer esquecer o quanto é feiosa...
    Não me lembro de ter provado alguma vez.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar