quinta-feira, 25 de junho de 2009

Azuki e Mirandesa em Paz

Confesso que há alturas em que podia saber bem ir fazendo uns post's descomprometidos (e sem títulos estranhos)... Mas com feijão azuki, vitela mirandesa e vinha paz reserva 2003 é complicado.

O feijão azuki rules na blogosfera, é bom e recomenda-se, mas não nos cura dos males do mundo. É um feijão e pronto (mas bom).

Deixei o azuki em água "de um dia para o outro", deitei-o num tacho com o triplo do seu (dele) volume em água, juntei sal, louro (pouco) e deixei a cozer.

Entretanto, fiz uma pasta com alho, sal, pimenta branca e um pouco de vinho branco e envolvi um naco de vitela com essa pasta; embrulhei em folha de alumínio e levei ao forno pré aquecido a 190º C. Deixei no forno durante uma hora, abri o invólucro e deixei alourar.

Quando o feijão se afigurava cozido, desliguei o lume e reservei. Num tacho, deitei uma alheira em pedaços, um pouco da água de cozer o feijão e deixei desfazer a alheira; juntei o feijão e deixei em lume brando a harmonizar sabores.

Servi com o feijão em "calda" de alheira e alface em salada.




Acompanhou com um Vinha Paz Reserva 2003. Feito no terroir de Silgueiros, Viseu pelo Dr. António Canto Moniz, apresentou-se muito elegante na prova de nariz; notas de barrica em grande nível, apesar da fruta algo escondida. Na boca, precisou de algum tempo para se mostrar em toda a sua plenitude. Apesar de ter "nascido" em 2003, ano quente, ainda está em muito boa forma. Belo vinho.(Nota pessoal: 17)