sábado, 6 de junho de 2009

Entrecosto de Porco no Forno com Caril para Pedra Cancela Reserva 2006

Este entrecosto foi feito assim:

_no almofariz esmaguei alguns dentes de alho, uns grãos de pimenta e sal marinho e deitei numa caixa de plástico; juntei o entrecosto e vinho branco a cobrir e deixei a marinar no frigorífico umas horas. Num tabuleiro de barro, deitei o entrecosto e o líquido da marinada, juntei banha de porco e batatas novas sem pele e levei ao forno pré-aquecido a 170º. Fui virando e regando a carne até esta estar macia e com a pele estaladiça.



Reservei a carne e parte do molho e levei as batatas a alourar; deitei o molho num tacho, deixei levantar fervura e juntei caril; baixei o lume e deixei reduzir. Fatiei a carne e servi com as batatas e o molho.



Este prato foi feito a pensar numa harmonização com um Pedra Cancela Reserva 2006, do João Paulo Gouveia. O Pedra Cancela Branco já foi provado algumas vezes, como os Reservas Tintos de Touriga Nacional. Deste Reserva (de blend), só tinha provado o de 2004, pelo que o 2006 era um ilustre desconhecido para mim.

do contra-rótulo:

"Pedra Cancela é uma parcela da Quinta do Vale do Dão localizada em Oliveira de Barreiros, onde a excelência das condições edafo-climáticas proporcionam o esplendor e complexidade das castas recomendadas da Região Demarcada do Dão. Resulta de um lote de três castas: Touriga Nacional, Aragonêz e Alfrocheiro caracterizando-se por uma cor intensa, suportada por uma matriz complexa onde se combinam uma diversidade e concentração aromas, fruto da selecção criteriosa das melhores uvas e de uma avaliação contínua do seu estado de maturação.
Apreciar este vinho a uma temperatura de 18-20º C acompanhado por carnes nobres, peças de caça e queijos é descobrir na plenitude toda a diversidade de aromas de um Dão, onde todo o processo desde o labor da vinha, vinificação, estágio e engarrafamento resume-se à procura incessante da perfeição. Por tratar-se de um produto natural está sujeito a criar depósito com o envelhecimento em garrafa. Trata-se de uma produção exclusiva e limitada de 9.600 garrafas cabendo a esta garrafa o nº 5262."




Bem, que dizer? Uma bela cor quase violácea; muita estrutura, a madeira muito polida, a exuberância do "tourigo" pouco presente. Pleno na boca, com final longo e persistente. Um belo Dão, com uma excelente aptidão gastronómica, ainda muito jovem, a pedir guarda, mas a dar já muito prazer na prova. (nota pessoal: 16,5+)