segunda-feira, 8 de junho de 2009

Adega de Pegões Arinto e Antão Vaz 2008 com mais Caril (de Camarão - inho)

Esta harmonização não foi planeada. Andava a ver das novidades no escaparate de vinhos do Jumbo e deparei-me com este Adega de Pegões... Arinto e Antão Vaz 2008 (€ 4,79). Não conhecia. Tinha provado o colheita seleccionada branco 2008 (aqui) e tinha gostado bastante. Este não tinha Chardonnay; presumi que tivesse um perfil um pouco mais austero... Uma garrafa saltou para o cesto das compras.



Como ainda não tinha pensado no jantar, dei uma volta pelo supermercado a pensar o que iria fazer para acompanhar este vinho. Ao passar na zona dos congelados, vejo camarão descascado pequeno... Pensei, porque não? Sabor não tem, mas com caril, apenas há que preservar a textura (isto surgiu porque tenho andado a ensaiar caris e acompanhamentos vínicos para as preparações) - "Era mais um saco de camarão descascado para o cesto, por favor". Num tacho (já em casa) deitei um fundo de azeite, cebola picada e alho esmagado e deixei estufar; juntei vinho branco, mexi e deixei em lume brando a reduzir o molho. Tinha deixado os camarões a descongelar; retirei o tacho do lume, passei o molho com a varinha e levei outra vez a lume brando; juntei caril e os camarões e deixei em lume muito brando.

Acompanhamento, arroz branco. Noutro tacho, deitei um pouco de azeite e arroz carolino; deixei fritar o arroz, mexendo com uma colher de pau, juntei água quente e deixei o arroz cozer. Servi.



Este vinho apresentou-se muito exuberante no nariz, com muitas notas de fruta tropical; na boca, a madeira perfeitamente integrada, com boa acidez e um final medio. Notei que o vinho é muito "guloso" e algo doce - com este caril safou-se bem, mas com outros pratos, nem sei (nota pessoal: 15)