terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Perna de Porco Recheada com um Azedo Azedo

Como não tenho ido para lá do Marão e alheiras, azedos e companhia são daquelas coisas que sabem bem com este frio (prontes, acentuado arrefecimento nocturno), no outro dia andava a passear no supermercado e Toooing, de repente três palavras "mágicas"... Azedo, Vinhais e Bísaro; difícil de resistir (à partida).
Bem, para começo de história, comprei uns azedos de Porco Bísaro de Vinhais e resolvi preparar um. Como não tinha certeza da proveniência, não arrisquei a frigideira. Forno, e com direito a embrulho em papel de alumínio: deixei "cozer", abri o invólucro e deixei alourar - a cor nem era má - e retirei do forno. Retirei a tripa envolvente e provei. Resumindo: mau, era quase só pão (pois, caseiro e tal - era matá-los) e gordura, embora o sabor não fosse mau (bem, mas aquela textura...)

Para não deitar tudo para o lixo (era o que faltava), pensei "temos gordura, pão, aromas e pouco mais - isto é recheio para uma peça de porco no forno". O azedo foi para o lixo, mas um outro serviu para rechear esta peça da perna de porco. Em cama de vegetais e vinho branco, com batatas com pele. O resultado final foi mais que satisfatório (mas tenho que desaconselhar vivamente a compra destes azedos para degustar - aquelas três palavras que referi acima vão deixar de ser mágicas durante algum tempo; pelo menos até voltar a Vinhais...)



5 comentários:

  1. Ui que este era mesmo azedo:)Boa para a semana já cá cantam os meus azedos. Mas são mesmo caseirinhos:)))Diz-me só uma coisa retiras-te a pele ao azedo antes de rechear a carne???Gostei vou fazer com os meus caseiritos.Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nunca comi azedos, o nome não ajuda muito à festa :) Mas se é parecido com alheira eu topo. Hoje comi alheira de bacalhau... maravilha ;)

    ResponderEliminar
  3. Estes "barretes" que se enfiam tantas vezes, e ainda por cima "certificados",são de exasperar.

    É para gente desta que devia haver a velha pena das bastonadas no pelourinho... :-)

    ResponderEliminar
  4. nunca provei azedos...
    mas ainda bem que ao menos conseguiste aproveitar alguma coisa.

    ResponderEliminar
  5. Isabel, claro que lhe tirei a pele...

    Ameixinha, alheira de bacaloa nem deve ser má de todo (pelo menos é melhor que as de avestruz e de soja e de marisco).

    Luís, gostei dessa ideia das bastonadas na Praça Pública - pelo menos os tipos do "jumbo" não se safam de eu dizer que vendem gato por lebre.

    risonha, os azedos são bem fixes; parecidos com a alheira, com menos pão e bem maiores; os bons que já comi eram mesmo bons.

    ResponderEliminar