quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Peras Cozidas em Chá Verde e FLP

Tinha visto umas belas peras cozidas em chá de Jasmim no bistrot da Elvira.

Na altura achei que seriam um belo acompanhamento para um vinho feito pela Filipa Pato, com o seu Pai, Luís Pato. Já ha algum tempo tinha falado deste vinho aqui e, querendo voltar a provar a edição de 2005 e comparar com a de 2007, fiz estas peras assim:

Fiz chá verde e descasquei peras rochas (não retirei o interior - sementes). Cozi as peras no chá, retirei, polvilhei com açucar e servi assim, sem mais nada.



6 comentários:

  1. na simplicidade reside o sucesso.

    ResponderEliminar
  2. Só fiz peras em vinho tinto,Porto e as últimas até foi em licor Amaretto:)Em chá nunca experimentei!!!Então estavam "bem"

    ResponderEliminar
  3. Aqui, a ideia não era fazer uma grande preparação com as peras, mas apenas uma tentativa de encontrar a companhia "ideal" para este soberbo vinho...

    ResponderEliminar
  4. Ok o vinho em primeiro:)Compreêndo bem já tenho um caderninho com as minhas cábulas de vinhos que vou retirando das tuas postagens:)Posso não beber e gostar de saber do dito certo?

    ResponderEliminar
  5. Isabel, é complicado responder de uma forma isenta.

    "Saber" de vinhos sem os provar, conhecer a sua história, não pode ser mais profundo que uma consulta a qualquer enciclopédia...

    No "doze meses de cozinha" e noutros livros tens conselhos básicos (e bacocos) sobre ligações (maridagens - uso essa expressão aqui pela primeira vez) entre vinhos e comidas e que até podem ser levados em conta, até se começar a provar vinhos (e a gostar, ainda por cima quando se cozinha...)

    No vertente caso, trata-se de vinhos feitos com enorme paixão, por pessoas que fazem da produção de vinhos a sua vida.
    Quer a Filipa, quer o Mr. Baga (seu pai, de seu nome Luís Pato), têm formação superior de base (ambos em Engenharia Química) e cada um deles "a seu modo", muita experiência. Se pai e filha decidiram produzir estes vinhos, eles lá sabem (e sabem muito...)

    Estes vinhos são feitos de uma forma muito especial. Quando comprei o primeiro 2005 liguei à Filipa e pedi conselhos para harmonizações com esse vinho. Ela explicou-me como tinha sido feito e sugeriu "fruta, muita fruta". Segui o conselho dela e andei a "brincar" com preparações à base de fruta.

    Nesta prova, imaginava que o 2007 (pelo ano) seria ainda mais "aristocrático" que o 2005, por isso não introduzi qualquer gordura, limitei-me a cozer as peras em chá, para deixar o vinho "brilhar". E resultou em pleno.

    ResponderEliminar
  6. Percebi muito bem:)Então é melhor eu começar mesmo pelo livro 12 meses de cozinha!!!Porque se começo pelas provas "apago":))

    ResponderEliminar