Tinha visto umas belas peras cozidas em chá de Jasmim no bistrot da Elvira.
Na altura achei que seriam um belo acompanhamento para um vinho feito pela Filipa Pato, com o seu Pai, Luís Pato. Já ha algum tempo tinha falado deste vinho aqui e, querendo voltar a provar a edição de 2005 e comparar com a de 2007, fiz estas peras assim:
Fiz chá verde e descasquei peras rochas (não retirei o interior - sementes). Cozi as peras no chá, retirei, polvilhei com açucar e servi assim, sem mais nada.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
na simplicidade reside o sucesso.
ResponderEliminarSó fiz peras em vinho tinto,Porto e as últimas até foi em licor Amaretto:)Em chá nunca experimentei!!!Então estavam "bem"
ResponderEliminarAqui, a ideia não era fazer uma grande preparação com as peras, mas apenas uma tentativa de encontrar a companhia "ideal" para este soberbo vinho...
ResponderEliminarOk o vinho em primeiro:)Compreêndo bem já tenho um caderninho com as minhas cábulas de vinhos que vou retirando das tuas postagens:)Posso não beber e gostar de saber do dito certo?
ResponderEliminarIsabel, é complicado responder de uma forma isenta.
ResponderEliminar"Saber" de vinhos sem os provar, conhecer a sua história, não pode ser mais profundo que uma consulta a qualquer enciclopédia...
No "doze meses de cozinha" e noutros livros tens conselhos básicos (e bacocos) sobre ligações (maridagens - uso essa expressão aqui pela primeira vez) entre vinhos e comidas e que até podem ser levados em conta, até se começar a provar vinhos (e a gostar, ainda por cima quando se cozinha...)
No vertente caso, trata-se de vinhos feitos com enorme paixão, por pessoas que fazem da produção de vinhos a sua vida.
Quer a Filipa, quer o Mr. Baga (seu pai, de seu nome Luís Pato), têm formação superior de base (ambos em Engenharia Química) e cada um deles "a seu modo", muita experiência. Se pai e filha decidiram produzir estes vinhos, eles lá sabem (e sabem muito...)
Estes vinhos são feitos de uma forma muito especial. Quando comprei o primeiro 2005 liguei à Filipa e pedi conselhos para harmonizações com esse vinho. Ela explicou-me como tinha sido feito e sugeriu "fruta, muita fruta". Segui o conselho dela e andei a "brincar" com preparações à base de fruta.
Nesta prova, imaginava que o 2007 (pelo ano) seria ainda mais "aristocrático" que o 2005, por isso não introduzi qualquer gordura, limitei-me a cozer as peras em chá, para deixar o vinho "brilhar". E resultou em pleno.
Percebi muito bem:)Então é melhor eu começar mesmo pelo livro 12 meses de cozinha!!!Porque se começo pelas provas "apago":))
ResponderEliminar