segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Jardineira de Toiro Bravo e Casaleiro Syrah Reserva 2006

Já tinha visto carne de toiro bravo à venda no Jumbo e depois de ter visto este post da Isabel sobre os bifes, resolvi experimentar. A "jardineira de toiro bravo" está já cortada em pedaços (a embalagem não diz de que parte do toiro é a carne e tem um link para o site do produtor que não funciona), embalada a vácuo e apresentada dentro duma caixa de cartão em doses de meio quilo - esta estava com 60% de desconto, ou seja, a € 3,98 o quilo, o que é para aproveitar.

Bem, fiz uma normal jardineira; deixei a carne descongelar e estufei-a com azeite, alho, cebola, tomate, chouriço e vinho branco. Juntei batatas, cenouras e ervilhas, malagueta e um toque de pimenta e servi. Confesso que gostei da carne, sem a achar nada de extraordinário, mas por este preço não se pode ser exigente. Fica a experiência...



E para wine pairing, este Casaleiro Syrah Reserva de 2006. Aparentemente já passou o tempo de associar esta marca a vinhos que nem para cozinhar serviam e se a edição de 2005 já tinha dado boa conta de si, este também não é nada mau. Proposto a pouco mais de € 5,00, tem uns robustos 14,5º de álcool e o tempo que leva de garrafa já amansou alguns excessos de juventude, mantendo ainda assim o seu caracter algo rústico; mas para uma jardineira de toiro foi bela companhia. Nota pessoal: 15,5.