segunda-feira, 7 de setembro de 2009

18ª Feira de Vinho do Dão - Nelas

Decorreu de 4 a 6 de Setembro, a 18ª Feira de Vinho do Dão, em Nelas (see more here). Ambiente sui generis, a cruzar uma festa popular com a presença dos produtores de referência do Dão... Mas, antes de chegar, uma vista das vinhas da Casa de Santar.



Aspectos da feira...





Os vinhos da Quinta dos Roques e Quinta das Maias...



O Sr. Peter Viktor Eckert, da Quinta das Marias...



Show-Cooking, com a equipa do Chefe Chakall...



Teve lugar ainda, no Auditório Municipal, a apresentação do livro "Sabores que os vinhos Dão", edição da Câmara Municipal e da Confraria dos Enófilos do Dão coordenada pelo Chefe Hélio Loureiro. Uma publicação muito interessante que cruza o receituário tradicional da região com os vinhos. A apresentação foi feita pelo João Paulo Gouveia, o Grão Mestre da Confraria e pela Senhora Presidente da Câmara.



Na volta ainda deu para passar em Santar, no Paço dos Cunhas de Santar e na emblemática Casa de Santar.




De louvar a atitude dos produtores que para além da sua presença e disponibilidade ainda levaram alguns dos seus melhores vinhos para prova (à excepção da Dão Sul, que só levou as gamas médias). Também foi fixe ter conhecido pessoalmente o Raúl Carvalho, que com o seu irmão gémeo Joel, são os mentores do blog Do nariz à Boca. O Raúl neste momento é colaborador do Sr. Peter Eckert, na Quinta das Marias. Não deu para falar grande coisa, porque ele ia participar numa prova com o Escanção Manuel Moreira, mas fica um abraço para os "Manos" Carvalho.