domingo, 22 de novembro de 2009

Quinta dos Roques Touriga Nacional 2007

1 - Quinta dos Roques

2 - Touriga Nacional

3 - 2007

Esta conjugação de factores é muito séria.

Os vinhos da Quinta dos Roques (e Maias), do Luís Lourenço são dos mais respeitados e venerados do Dão.
O Encruzado consegue, ano após ano, afirmar-se como uma das referências dos brancos Portugueses. Nos tintos, o Touriga Nacional e o Reserva brilham onde quer que apareçam.
Na feira de vinhos de Nelas, comprei uma garrafa deste Touriga Nacional 2007 para cometer mais um crime de infanticídio (o vinho só devia ser aberto daqui a uns dois anos). Resolvi acompanhar com um singelo bife grelhado, batatas novas assadas com a casca e um esparregado de espinafres. Nada de especial ou muito elaborado, porque a idéia era mesmo deixar brilhar o vinho.




E se brilhou... Decantado duas horas antes, ainda estava fechado, com notas vegetais e de lagar; abriu, tímido, mostrando alguma fruta, mas sempre longe dos esperados aromas florais da Touriga Nacional (numa prova cega até passava por blend). Violáceo, pujante e arrebatador. Cheio na boca e com um belo final, longo... Para voltar a provar daqui a uns anos... Não será o melhor dos infantes de 2007, mas nem por isso deixa de ser um caso sério. Nota pessoal:17.
(PVP: cerca de € 25)