quarta-feira, 1 de julho de 2009

Um Lombo de Porco na Fraga da Galhofa

O lombo de porco nem é das peças do bácoro que mais gosto. Ainda assim, lembro-me sempre daqueles lombos no forno que muitos restaurantes servem nos almoços de Domingo, feitos no forno e cheios de acompanhamentos...

Este lombo foi feito depois do meu amigo (e virtual contributer deste blog) Gus me ter sugerido que provasse o Fraga da Galhofa 2006 (que amavelmente me ofereceu).

Porquê a associação? Porque o Fraga da Galhofa é um vinho do Douro feito sem grandes pretensões e vendido a um preço muito cordato (presumo que pouco mais de € 3,00 a garrafa), o que o "atira" directamente para uma potencial escolha num almoço de Domingo, com a família.

Assim, num tacho, deitei cebola finamente fatiada, azeite e deixei em lume brando; juntei um pouco de pimento vermelho, sal, bacon em pedaços, pimenta em grão e deixei estufar. Juntei o lombo e fui virando até estar selado. Adicionei um pouco de vinho branco e deixei a cozer lentamente. Noutro tacho deitei batatas e couve branca a cozer. Quando a carne estava macia levei o conteudo do tacho a forno pré-aquecido a 210º C, para alourar o bacon e o lombo...




Quanto ao Fraga da Galhofa, é feito nas encostas da Ribeira Teja, Freguesia de Poço do Canto, na Meda, com Touriga Franca, Tinta Roriz e Bastardo. No nariz tem aromas de lagar e alguma fruta bem madura. Na boca é agradável, mantendo as notas de engaço e lagar; tem um final médio e apenas 12,5º. Um vinho muito bem feito, se se levar em linha de conta o preço. Não suscita grandes reflexões, mas também não deixa ninguêm indiferente. Nota pessoal: 15.