segunda-feira, 27 de julho de 2009

Confit de Entrecosto de Porco Preto na sua Gordura e com as suas Migas na Casa de Santa Vitória com o Tourigo 2006

Um confitado de porco trás à memória as matanças do porco e aquelas panelas de ferro cheias do toucinho que dava a banha de porco, substituto do azeite numa zona onde este não era produzido... Com as migas evoca o Aentejo...

Cortei o entrecosto de porco preto em tiras para um tacho, juntei banha de porco preto (suficiente para cobrir a carne) e temperei apenas com sal; deixei em lume brando, sempre atento para não deixar pegar, até a gordura do entrecosto derreter e a carne alourar sem queimar. Levou cerca de hora e meia.

Noutro tacho deitei um pouco de gordura do confitado, alho esmagado e deixei o alho alourar sem queimar; retirei o alho e juntei pão demolhado em água. Fui mexendo sempre e juntando água até obter uma pasta homogénea e macia. Juntei um pouco de cominhos secos moídos para aromatizar as migas.



Servi com o Casa de Santa Vitória Touriga Nacional 2006. Feito na Casa de Santa Vitória situada a 25 km de Beja, com 90% de Touriga Nacional e 10% de Alicante Bouschet.

"É um vinho muito apelativo, com aromas intensos a fruta madura, notas de chá e algumas especiarias. Na boca apresenta-se equilibrado, taninos limados, com volume e corpo dentro de um perfil de vinho de novo mundo que por certo agradará a muitos consumidores." (apreciação RV).

Para o preço (cerca de € 15,00) era de esperar mais. Nota pessoal: 16.