terça-feira, 7 de abril de 2009

Callabriga 2002

O Callabriga é um vinho de perfil contemporâneo, intenso e elegante, criado para reflectir a versatilidade e a actualidade dos vinhos do Douro.
Apresenta uma cor vermelha viva. O seu aroma, intenso e complexo, é dominado sobretudo por frutos maduros (groselha e cereja). Percebem-se ainda aromas balsâmicos (cedro e eucalipto) e de especiarias (pimenta, canela e coco), que resultam da sua maturação em madeira. É um vinho encorpado, equilibrado nos seus taninos e na sua discreta acidez, com um final persistente. Este conjunto confere-lhe a possibilidade de ser consumido desde já ou após evolução em garrafa que se advinha de grande nobreza.
É um vinho intenso e elegante, generoso que acompanha idealmente carnes vermelhas, caça grossa e queijos intensos. Para que atinja a sua plenitude deve ser aberto e decantado.
Produzido a partir de uvas das castas tradicionais do Douro, nomeadamente Tinta Roriz, Touriga Nacional e Touriga Franca, plantadas na região do Douro Superior, próximo de Barca d'Alva, oriundas da Quinta da Leda e vinhas vizinhas de alta qualidade. As uvas, escolhidas nos talhões com maturação mais equilibrada e vindimadas à mão, são vinificadas na adega da Quinta da Leda. Após desengace total e suave esmagamento, as uvas entram em cubas de inox e/ou lagares robóticos, onde decorre a fermentação, com maceração prolongada e remontagem, sob temperatura controlada. Segue-se uma longa maceração pós-fermentativa para superior extracção aromática, que permite a transferência dos constituintes de qualidade da película da uva para o vinho.
O vinho é então transportado para Gaia entre Outubro e Dezembro, onde segue a sua maturação durante cerca de um ano em vasilhas de madeira de carvalho novo, de 225 litros de capacidade. O lote final é elaborado com base na selecção qualitativa das inúmeras provas, que permitem escolher os melhores vinhos, vasilha a vasilha, casta a casta. O lote final tem uma ligeira filtração antes de engarrafamento.


Em itálico porque retirado daqui

Ah, e acompanhou muito bem um bife de vitela na chapa (e disponibilizado a preço-bomba)...




a minha "penitência" está cumprida...

2 comentários: