terça-feira, 17 de março de 2009

Sarrabulho

Prato obrigatório da matança do porco, nas Beiras. Fácil de recriar porque os ingredientes de base (carne, figado e sangue cozido de porco se encontram facilmente à venda).

Faz-se assim:

num tacho, deitar banha de porco, deixar aquecer e juntar a carne de porco cortada em pedaços pequenos; deixar alourar um pouco, juntar cebola cortada grosseiramente, alho, louro e vinho branco. Deixar estufar, juntar pimenta, colorau, cravinho e cominhos e o fígado. Quando o fígado já está macio, juntar o sangue cozido e cortado em pedaços e deixar acabar a cozedura e harmonização de sabores em lume muito brando.
Servir com batatas cozidas com pele e grelos cozidos (em relação ao acompanhamento, não vale a pena inventar, este é excelente).


14 comentários:

  1. Eu dispenso o fígado. Mas o resto marcha tudo. :)

    ResponderEliminar
  2. Eu por acaso é um dos comeres que nunca comi.Mas gostava de experimentar mas, cá em casa é difil o meu pessoal não gosta de figado então de sangue nem vale a pena perguntar;)

    ResponderEliminar
  3. Eu fico com o fígado da Zé (salvo seja!) e quero muitos pedacinhos de sangue e muitos grelos salteados em alho, pode ser?

    ResponderEliminar
  4. Well, este estufado é um "must" da cozinha Beirã.
    Para quem nunca provou pode parecer estranho, mas é absolutamente delicioso. Quanto a dispensas de ingredientes, aqui não há variações, tem mesmo que se levar com o fígado e o sangue.

    Lembro-me de há muitos anos ter ido a uma matança do Porco perto de Penacova (tinha por aí 14 ou 15 anos) e de ter sido servido antes do almoço, sangue cozido temperado com azeite e alho; na altura, fiquei assim meio a olhar, provei e, que maravilha... E então com aquele pão de milho e trigo a acompanhar, excelente.

    ResponderEliminar
  5. ameixinha, estava a responder, entretanto toca o telefone e, pimba, nem vi que já tinhas comentado. Realmente, é muito bom este mix (e com a vantagem de não perder nada quando comido aquecido - um pouco como a chanfana), mas os grelos não devem ser salteados, mas apenas "escaldados", porque o molho é bastante forte. Inda será servido hoje ao jantar (pois, bem fixe.).

    ResponderEliminar
  6. Bem eu nunca provei porque nunca me deram a provar!!!Em Penacova o paozinho até já fiz:)Agora esse pitéu nunca fiz nem me deram a provar será porque o marido não gosta!!!Pois vai ser o teu jantar vê lá se te lembraste de mim!!!Buáaaa podia ser que fosse desta que eu provava

    ResponderEliminar
  7. Cupido era um convite???Bem a esta hora já marchou:))) mesmo saido daqui agora só mesmo para a ceia(sorrisos)

    ResponderEliminar
  8. Sarrabulho nunca comi, tem péssimo aspecto, mas dizem que o sabor é maravilhoso...
    Até gostava de provar, antes fazia exercícios de concentração e esquecia os ingredientes, lol!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida que este é o sarrabulho que se come na zona de Coimbra e, mais concretamente, no terroir de Foz de Arouce...

    ResponderEliminar
  10. Isabel, só agora se acabou de jantar (bem, e despois rebelarei a sobremesa, que nem ficou má de todo)

    Anna, despe-te de preconceitos e prova. Não será menos bom que as tuas preparações de peixe ou no wok.

    Gus, por acaso marchou mal um vinho doutro terroir... esporrão private selection 2003 na sua pior exibição... Um foz de arouce de 91 teria sido o "marido" natural do sarrabulho. Ainda assim, o Vértice Reserva, também bubido, talqualmente o whiteport do redrose ajudou a desenjoar da má prestação de um (pseudo-topo).
    Inda acrescento que o referido whiteportbyrosiera ainda deu o mote para uma bela sobremesa...

    ResponderEliminar
  11. Pois...
    Não admira que o 'whiteportbyrosiera' tenha dado o mote para uma bela sobremesa...

    ResponderEliminar
  12. Prova!!! Em Lisboa há-de ser fácil provar uma coisa destas...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. anna, em restaurantes, nem sei, mas os ingredentes compram-se em qualquer sítio. Depois é só fazer um belo estufado. E isso, tu sabes - e bem - fazer.

    ResponderEliminar