sábado, 28 de março de 2009

Salame de Chocolate - Desafio da Isabel

esta postagem deriva de umas pornográficas postagens da isabel, com sobremesas fantásticas...

Uma sobremesa, parte de lanche ou que se quiser, é o salame de chocolate (que é bem). Mas a Isabel, parece que tem uma versão by her, muito especial e que estará já online (repetição do link...)

assim, a brincar, a brincar, um pacote de manteiga (250 gr - menos o pouco reservado), 180 gr de açucar (deitei um bocado mais) enquanto base... e bate-se. ui, e bolachas, (a isabel usou umas de embalagem vermelha e eu umas normais marias), batidas a rolo de massa ou como se quiser. entretanto, leva-se a banho-maria ou micro-ondas uma tablete de chocolate a derreter com um pouco de manteiga (a reservada). entretanto, convém ter cacau ou chocolate em pó (prefiro cacau) para adicionar à base de açucar e manteiga e fazer uma bela "papa".

Pronto, temos os ingredientes para fazer o salame. É só juntar as bolachas à supracitada "papa", mexer bem, embrulhar em papel vegetal (muito mais simpático que a folha de alumínio) e levar ao refrigerador. Para ajudar à festa, outra tablete de chocolate e um pacote de natas vão a homogeneizar/derreter no micro-ondas, mexem-se bem, deixam-se arrefecer e levam-se ao mesmo (ou outro) refrigerador.

depois de estar tudo frio, saca-se o salame, desembrulha-se e cobre-se com a mistura do chocolate e natas. emprata-se e serve-se.

Diferenças não referidas anteriormente, em relação ao da Isabel...

1 - não pincelei com amaretto, mas juntei um pouco de white&mackay 13 anos ao primeiro chocolate (com a reservada manteiga)
2 - não juntei amêndoas (porque não)
3 - como a "receita" não levava ovos, decidi incorporar uns em fio (cortesia da Confeitaria Magalhães) e que são muito bons.

Nota final: estranhei um pouco as proporções dos ingredientes (no início), mas à medida que ia fazendo a preparação (e apesar das alterações por mim introduzidas, nem importantes para o resultado final, mas isto não é um tratado de culinária) percebi que as dosagens da Isabel faziam todo o sentido. Isto só atesta a excelsa qualidade das propostas do blogue.
Bela forma de transformar uma coisa (banal e mal feita por tanta gente) numa requintada sobremesa).

Isabel, muito obrigado por esta partilha.

(uups, um pequeno pormenor... não usei palavras estrangeiras, mas apenas mau Português; já agora um segundo: os parágrafos impares não têm maiusculas, os pares, sim)





10 comentários:

  1. UI UI brutal mesmo esmeraste-te mesmo;)Assim é que eu gosto de desafios!!!É bem e esses fios ficaram de babar mesmo;)))Gostei obrigada

    ResponderEliminar
  2. bem, ficou muito bom. é pena ter sobrado pouco...

    ResponderEliminar
  3. Eu fico com os fios de ovos, ok? Salame não é bem a minha onda :)

    ResponderEliminar
  4. Já me deixaste de água na boca, ainda para mais o salame é um dos meus bolos preferidos.

    Penso que ninguem reparou, ou então não disse, mas a caixa de vinho que estava por trás do salame é dos bons!!!

    Abraço Acupido

    http://do-nariz-a-boca.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Também és fã da Confeitaria Magalhães? Que bons croissants não é? Olha que o teu salame ficou bem bonito, e vcs estão a desafiar-me a fazer um. Mas só para mais tarde. :)

    ResponderEliminar
  6. manos carvalho, parece que sim, o salame nem é mau (a caixa, by mr niepoort, se tivesse trazido seis botellas de charme e/ou batuta era bem...).

    zé, vou lá às vezes, fica perto de casa, mas nem me lembro de ter morfado croissants por lá...

    ResponderEliminar
  7. Cupido Parabéns!Desafio com a Isabel só pode sair uma Delicia destas,e o pormenor dos fios de ovos deixou-me a babar...só é pena não ter sobrado tb para mim(risos)..

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Adoro salame .Costumo fazer várias vezes,mas a minha receita é um pouco diferente:)
    Beijinho

    ResponderEliminar