segunda-feira, 16 de março de 2009

Caldeirada by my daddy and sparkling wine by Mário Nuno

Caldeiradas há muitas, talvez mais ainda que chapéus.
Parece que raia, tamboril e congro são indispensáveis. Nas minhas preferências junto o ruivo e as sardinhas. Dispenso salmão, moluscos e mariscos. Na Praia de Mira há um prato chamado Pitau de Raia (e aqui tenho que referir que a “Raia com molho de Pitau” publicada na pag. 144 da “Cozinha Tradicional Portuguesa”, da Maria de Lourdes Modesto, é muito diferente do que se faz/fazia na Praia de Mira) que é, no essencial uma caldeirada a que se junta o fígado da raia e que transforma este prato numa iguaria muito especial. Aliás, este prato seria idealmente feito com tremelga (uma prima da raia, mas com fígados maiores).
Ainda assim, a raia é um dos mais versáteis espécimes para brilhar a solo numa, neste caso “caldeirada”. Não tem truques, as receitas andam por aí, nos livros, mas só a experiência e a paixão pela cozinha permitem que no prato se saboreie uma bela caldeirada.
Esta foi feita pelo meu pai, com raia, congro e ruivo e estava soberba.
Também soberbo foi o acompanhamento de um Espumante muito especial, o Quinta das Bágeiras Bruto Natural (o Mário Nuno – produtor - acrescenta o “Natural” porque não acrescenta açúcar) de 2002 (cortesia do Mário Nuno; pois, parece que vai ter um post só para ele).








ás vezes sabe bem não cozinhar...

7 comentários:

  1. Quando chegar a casa vou confirmar essa pagina. Caldeirada, é bom! :)

    ResponderEliminar
  2. É bem verdade! Uma caldeirada feita só com técnica fica... peixe guisado! Gostei do essencial pormenor do fígado, em última análise o que diferencia, nisto das caldeiradas, o "connaisseur" do amador.

    ResponderEliminar
  3. Fígado de raia nunca provei nem imagino o sabor! Gosto de raia, apesar de ainda só a ter comido cozida e frita. Tenho que me aventurar :)

    ResponderEliminar
  4. Raia é dos peixes que mais gosto!Mas cá em casa sou só eu então nunca faço.Quando a minha mãe estava boa fazia-me sempre que ia lá a casa...às vezes até fritava para eu trazer para casa.Agora esse nome Tremelga nunca ouvi falar e acho que nunca comi.Só se aqui se chama outro nome mas, se é familia da raia só pode ser peixe bom;)Então não sabe principalmente se for o Papi a fazer eu no meu caso se fosse a minha mãe.

    ResponderEliminar
  5. Isabel, a tremelga é da família da raia e curiosamente não tinha valor comercial. Só os pescadores e amigos é que comiam.

    ResponderEliminar
  6. Eu ainda gosto mais de tremelga (ou tramelga, como se diz por cá) do que propriamente de raia.
    Essa foto está a deixar-me doida!

    ResponderEliminar
  7. zé, sabes que nunca mais vi "tramelga" a saír nas redes? É mais dura que a raia, mas neste preparado fica muito bem. Já agora, como costumas preparar a dita?

    ResponderEliminar