quarta-feira, 11 de março de 2009

Cachaço de Porco Preto by me...

Comecei esta preparação com tempo e sem nenhum fito definido; não me inspirei em qualquer receita. O único pressuposto foi a preparação de uma peça do cachaço de porco preto. O cachaço do porco preto, para mim, presta-se a ser grelhado no carvão, mas, caramba, apeteceu-me fazer assim:

_cortei toscamente uma cebola e deitei no fundo do púcaro de barro preto; juntei a peça do cachaço, uma alheira, banha de porco, um pouco de sal e vinho tinto a cobrir. Levei ao forno (a 130º C durante cerca de duas horas e meia).
_entretanto, fui imaginando o sabor, textura, já a pensar num acompanhamento...
_quando a carne já estava macia, retirei-a do púcaro. Estava com um aspecto fantástico. Olhei para o molho que se tinha formado e... provei (lol). Estava delicioso... Que me lembrei de fazer? Reservei a carne no forno e deitei o molho num tacho. Juntei um pouco de água e deixei em fogo lento; fui mexendo até obter uma textura homogénea.
_peguei numa lata de feijão branco, abri-a, escorri o líquido e passei o feijão por água quente (usei feijão de lata porque aquela calda estava mesmo a pedir feijão, não ia esperar pelo dia seguinte para cozer o feijão); cortei em tiras grosseiras algumas folhas de couve branca e deitei tudo para o tacho.
_deixei "apurar" em fogo lento e servi com a carne fatiada.

Confesso que o resultado superou (e em muito) as minhas expectativas. Este "mix" de preparações resultou num prato fantástico.




12 comentários:

  1. Pois by you resultou em pleno! Para nós será Cachaço de Porco Petro à Cupido, vais ver não tarda nada, a aparecer essa postagem!
    Então com que vinho se acompanha? Faltou essa parte. :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. pois, eu diria que se for feito com alheira comercial de Mirandela, um José de Sousa Mayor de 2001, mas se for com uma boa alheira (nem tem que ser de caça - desperdício) já marchava bem um Duas Quintas Reserva 2003... É que esta coisa das harmonizações de comida e vinhos é mais complicada do que parece.

    ResponderEliminar
  3. Cupido deixaste-me estúpidamente babada(sorrisos)Adorei esse porco com a alheira humm.Agora vou te dizer uma dica para cozeres o feijão sem teres de colocar de molho!!!Levas o feijão ao lume coberto com água quando começa a ferver escoas a água e levas de novo ao lume o feijão coberto com água fria (a água tem que ser mesmo fria)um fiozinho de azeite e uma cebola e levas a cozer!!!Coze rápido nem é preciso de panela de pressão.Cada vvez adoro mais esses by me;)

    ResponderEliminar
  4. Isabel, obrigada pela dica, mas mesmo assim ainda leva algum tempo a cozer; este já estava cozido, foi só mandar para o tacho.

    De qualquer modo, cada vez mais me convenço que, na maioria das vezes se podem usar legumes pré cozidos, desde que não seja para preparações mais delicadas...

    ResponderEliminar
  5. Podes crêr que os legumes pré cozidos para uma pressa são óptimos. Eu gosto mais do feijão enlatado do Jumbo de produtos brancos do que da Compal!!!Do Continente já não gosto de todo.

    ResponderEliminar
  6. Pois é: há que tempos que não ficava a salivar, literalmente.

    A gente com estas andanças acaba por ficar com os sentidos um bocado empedernidos mas este prato abriu realmente a "torneira".

    Que grande inspiração! Que grande prato! Será para sempre, pelo menos para mim, Carne de Porco à Cupido!

    ResponderEliminar
  7. Isabel, já há muito tempo que não compro coisas da Compal; gosto muito dos do Jumbo (estes eram de lá) e os do Lidl também não são maus...

    Luís, muito obrigado. Ah, esqueci-me de dizer que juntei salsa picada nos feijões, antes de servir; deixou umas belas notas de frescura.

    ResponderEliminar
  8. Eu sou uma gordurosaaaa e não sei se ia gostar dessa mistura de feijão no molho... mas o porco preto comia com muito gosto!

    ResponderEliminar
  9. ameixinha, ias gostar de certeza. E o porco preto é bem...
    e biba o Porto, e que o Braga ganhe amanhã...

    ResponderEliminar
  10. Depois deste belo repasto, uma bela sesta, não? :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. tudo o que seja "By Cupido" é um sucesso.

    ResponderEliminar
  12. Miguel, por acaso foi ao jantar, lol. Mas estava excelente.

    risonha, obrigado

    ResponderEliminar