esta postagem deriva de umas
pornográficas postagens da
isabel, com sobremesas fantásticas...
Uma sobremesa, parte de lanche ou que se quiser, é o salame de chocolate (que é bem). Mas a Isabel, parece que tem uma versão
by her, muito especial e que estará já online (repetição do
link...)
assim, a brincar, a brincar, um pacote de manteiga (250 gr - menos o pouco reservado), 180 gr de açucar (deitei um bocado mais) enquanto base... e bate-se. ui, e bolachas, (a isabel usou umas de embalagem vermelha e eu umas normais marias), batidas a rolo de massa ou como se quiser. entretanto, leva-se a banho-maria ou micro-ondas uma tablete de chocolate a derreter com um pouco de manteiga (a reservada). entretanto, convém ter cacau ou chocolate em pó (prefiro cacau) para adicionar à base de açucar e manteiga e fazer uma bela "papa".
Pronto, temos os ingredientes para fazer o salame. É só juntar as bolachas à supracitada "papa", mexer bem, embrulhar em papel vegetal (muito mais simpático que a folha de alumínio) e levar ao refrigerador. Para ajudar à festa, outra tablete de chocolate e um pacote de natas vão a homogeneizar/derreter no micro-ondas, mexem-se bem, deixam-se arrefecer e levam-se ao mesmo (ou outro) refrigerador.
depois de estar tudo frio, saca-se o salame, desembrulha-se e cobre-se com a mistura do chocolate e natas. emprata-se e serve-se.
Diferenças não referidas anteriormente, em relação ao da Isabel...
1 - não pincelei com amaretto, mas juntei um pouco de
white&mackay 13 anos ao primeiro chocolate (com a reservada manteiga)
2 - não juntei amêndoas (porque não)
3 - como a "receita" não levava ovos, decidi incorporar uns em fio (cortesia da
Confeitaria Magalhães) e que são muito bons.
Nota final: estranhei um pouco as proporções dos ingredientes (no início), mas à medida que ia fazendo a preparação (e apesar das alterações por mim introduzidas, nem importantes para o resultado final, mas isto não é um tratado de culinária) percebi que as dosagens da Isabel faziam todo o sentido. Isto só atesta a excelsa qualidade das propostas do blogue.
Bela forma de transformar uma coisa (banal e mal feita por tanta gente) numa requintada sobremesa).
Isabel, muito obrigado por esta partilha.
(uups, um pequeno pormenor... não usei palavras estrangeiras, mas apenas mau Português; já agora um segundo: os parágrafos impares não têm maiusculas, os pares, sim)


