segunda-feira, 24 de maio de 2010

Lombo de Bacalhau com Enformado de Batatas, Cebola e Pimento

Esta é uma forma muito simples, rápida e deliciosa de degustar bacalhau. Tem-se lombo de bacalhau demolhado. Num tacho deita-se um fundo de azeite e leva-se a lume brando. Junta-se alho esmagado, pimento vermelho em tiras e deixa-se confitar. Junta-se a cebola e vai-se mexendo, sempre em lume brando atá ela ficar transparente. Juntam-se as batatas cortadas em rodelas finas e o bacalhau. Junta-se uma folha de louro e um pouco de pimenta preta, cobre-se com água quente e mantém-se em lume brando até as batatas estarem macias (cerca de dez minutos). Enformam-se os vegetais e rega-se tudo com o caldo. Polvilha-se o bacalhau com salsa fresca e serve-se. 

Este é um prato que gosto especialmente de acompanhar com um Alvarinho. E este Soalheiro 2009 está fantástico, tendo-se tornado um dos meus Alvarinhos de referência. Tinha-o provado há um mês, aqui.

1 comentário:

  1. Gosto especialmente do cilindro, tipo pilha, de batata intercalada com pimento vermelho... deixa adivinhar o macio da batata casado com a firmeza da forma vertical que não se desmancha nem tomba...
    Só acho que abusaste na quantidade da salsa e na do molho envolvente, mas gosto mesmo assim.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar