terça-feira, 11 de maio de 2010

Chocos Estufados | Quinta do Rol Branco 2008

Os chocos estufados constituem uma alternativa interessante aos fritos ou grelhados quando já são grandotes (a partir das 200/300 gramas).  Um fundo de azeite no tacho, alho esmagado, cebola picada. Deixa-se estrugir, junta-se polpa de tomate, salsa fresca, sal, pimenta e um pouco de vinho branco. Deixa-se estufar um pouco e juntam-se os chocos lavados e cortados em pedaços. Fica em lume brando até os chocos estarem macios. Servi com batatas cozidas e uma salada de alface.


Uma alface roxa que tinha sido apanhada pouco tempo antes. Temperei-a com flor de sal, um pouco de vinagre da Herdade do Esporão e um fio de Azeite Grandes Quintas. Não precisou de mais nada. Crocante e saborosa, a milhas das de compra.


O vinho escolhido foi um Branco da Estremadura de 2008, o Quinta do Rol. É feito com Alvarinho, Arinto e Chardonnay e fermenta a baixa temperatura. Servido fresco (a 12º C) é pouco exuberante no nariz. Vai libertando aromas cítricos à medida que a temperatura aumenta, mas também aumenta o peso do vinho na boca, embora a acidez seja boa. Ao preço (€ 3,49) cumpre, mas não entusiasma. Nota pessoal: 15.

1 comentário:

  1. Fico com inveja da alface... a milhas das de compra que são o que as minhas são.
    Aqui em casa os chocos são arrumados assim: pequenitos - fritos à algarvia; médios - grelhados; grandões - de feijoada, jardineira ou fritos às tiras.
    Estes teriam acabado no grelhador...olhando para a tua foto, acho-os bem apetecíveis, só os polvilhava com uns coentros picados.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar