sábado, 8 de maio de 2010

Lóios 2008 | Entrecosto no Forno com Açorda

O prato é simples e banal. O entrecosto com pele (normalmente designado de entremeada) é barrado com uma pasta feita com banha de porco, alho, pimenta e sal. Vai ao forno a 170º C num tabuleiro de barro a que se junta um pouco de vinho branco. Vai-se virando e regando com o molho. Para acompanhamento fiz uma açorda. Um pouco de azeite e alho num tacho, junta-se pão duro previamente molhado com água a ferver (melhor caldo de carne) e mexe-se até obter uma papa uniforme. Se necessário juntar mais água. Antes de servir, juntar coentros picados a gosto.


Para acompanhar este prato simples escolhi um vinho simples. Um vinho que custa menos de 4 €. Um daqueles vinhos "produzidos de norte a sul do país, que custam pouco dinheiro e que, se bem estudado o prato e a companhia, podem até brilhar mais do que outros tintos mais robustos e encorpados", como escreveu João Afonso na introdução à prova de vinhos tintos propostos a menos de 4 € que a Revista de Vinhos publica em Julho (RV nº 212, de Julho de 2007). O Lóios é o vinho de entrada de João Portugal Ramos, feito em Extremoz. Muito focado na fruta, limpo e equilibrado. Agradável na boca e com um final longo. Feito para acompanhar comida de uma forma despreocupada. Nota pessoal: 15,5.

3 comentários:

  1. Até agora nenhuma carne que passou pelo teu forno e apareceu no Garficopo pode ser chamada de banal... aquela crosta tão tostadinha deixa adivinhar delicias para o olfacto e paladar.
    A açorda já não me conquistou da mesma maneira: é muito branca, demasiado molhada e com poucos coentros para mim.
    Posso então ficar com o entrecosto e roubo umas daquelas batatinhas maravilhosas que tens por aqui, uns posts mais abaixo, ok?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Andas 'a rapar' os vinhos com uma boa RQP no PD?!

    ResponderEliminar
  3. Ana

    Efectivamente não me posso queixar do resultado das carnes, mas o mérito é em grande parte do forno :)
    Quanto à açorda, foi mais um ensaio, para fugir das omnipresentes batatas.

    Gus

    Como eu disse no post, citando o João Afonso, há vinhos baratos que sendo bem escolhidos podem brilhar. Gostei muito deste Lóios.

    ResponderEliminar