quinta-feira, 13 de maio de 2010

Favas à Moda da Gândara | Marquês de Borba Tinto 2008

Esta forma de preparar as favas é tradicional da Região da Gândara. Favas frescas, batatas novas e folhas de alho aliadas ao toucinho de porco confitado constituem a base deste delicioso prato. Cozem-se as favas com pele e as batatas novas raspadas em água com sal. Numa frigideira, leva-se toucinho de porco a confitar a que se juntam outros enchidos. Paio, presunto ou chouriço. Cozem-se ovos. Quando as favas e as batatas estão cozidas retiram-se do lume e escorre-se a maior parte da água. Deitam-se por cima os enchidos e o respectivo molho. Junta-se o ovo cozido em rodelas e folhas de alho cortadas em pedaços.


Para este prato escolhi o Marquês de Borba 2008 de João Portugal Ramos. Feito com Aragonês e Trincadeira. Muito limpo de aromas, cheio e envolvente na boca, está um tinto bem agradável. Nota pessoal: 15,5.


1 comentário:

  1. No que diz respeito às favas, sou aquilo que se pode considerar uma principiante, tanto no preparar como no degustar (até há bem pouco tempo eu achava que não gostava das ditas cujas).
    Não conheço esta forma do senhor marquês, mas até sou capaz de as testar por aqui...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar