quarta-feira, 26 de maio de 2010

Açorda de Camarão | Vale do Rico Homem Branco 2009

Esta açorda é feita sem caldos, por isso fica a saber apenas ao que leva, não sofrendo por isso do Síndrome do Restaurante Chinês. Levei ao lume um tacho com água, sal, um pouco de pimenta moída e uma malagueta. Quando estava a ferver juntei camarões (deverão ser usados camarões frescos; se congelados devem ser previamente descongelados) e desliguei o lume. Ao fim de cinco minutos retirei os camarões e tirei-lhes as cabeças. Esmaguei as cabeças no almofariz e juntei à água da cozedura. Deixei a fervinhar em lume brando enquanto os camarões arrefeciam. Descasquei os camarões e coei o caldo para uma taça grande onde juntei pedaços de uma regueifa que deixei a embeber. Deitei um fundo de azeite noutro tacho juntamente com uns dentes de alho esmagados e em lume brando deixei os alhos aromatizarem o azeite. Retirei os alhos e juntei o pão e o caldo. Para mais rapidamente obter uma pasta com textura uniforme, passei a batedeira a baixa velocidade. Deixei em lume brando mexendo sempre até a açorda estar homogénea. Juntei então os camarões e salsa picada, envolvi tudo e servi.   


Acompanhei este delicioso prato com um vinho da Adega do Monte dos Perdigões feito para o Grupo Jerónimo Martins. O Vale do Rico Homem branco de 2009. Acabado de sair para o mercado, é vendido a € 3,49 no Pingo Doce. É feito pelo Eng. Pedro Baptista com Arinto, Viognier e Verdelho. Boas notas cítricas, boa acidez. Um vinho honesto e bem feito, para acompanhar comida de uma forma descontraida. 

2 comentários:

  1. A dedicação e todos os pormenores apresentados para a confecção da açorda deixaram-me cheia de fome, mesmo tendo acabado de almoçar há menos de uma hora.
    Divinal... como sempre...

    ResponderEliminar
  2. Pois, daqui já levo 3 lições: pode-se usar regueifa (nunca me lembraria de tal coisa...), é importante reduzir para concentrar sabores e usar batedeira para obter homogeneidade é uma ideia radical e atrevida, mas boa...
    A que eu não concordo: juntar salsa em vez de coentros numa açorda de marisco, ui, ui, desculpa mas não me parece nada bem!!!

    ResponderEliminar