sábado, 29 de agosto de 2009

Quinta das Bágeiras Garrafeira Tinto 2005 e Rojões à Moda do Minho

O Quinta das Bágeiras Garrafeira tinto é um dos grandes vinhos Portugueses. Um Baga extreme da Bairrada, concentrado, duro e longevo, feito a partir das melhores uvas da quinta e lançado apenas nos melhores anos. Este 2005, do qual se produziram 6676 garrafas, tem 20% de Touriga Nacional proveniente de uma vinha com 15 anos, sendo o restante Baga, de vinhas muito velhas. Nem sei bem o que dizer, tinha provado o vinho há pouco tempo e achei-o francamente bom, mas desta vêz, com mais atenção achei-o sublime. A Touriga vem apenas afinar o vinho, continuando a Baga a ser omnipresente. Poderoso é um adjectivo razoável para descrever este "monstro" da Bairrada... Um vinho que entra facilmente no meu top-ten, como tinha entrado o sublime garrafeira 95. E com uma relação qualidade/preço (cerca de € 25) assombrosa. Nota pessoal: 18.

Cheio de cor, tem aroma intenso e profundo, com muitas notas de bagas silvestres, sugestões terrosas, a par de um muito ligeiro toque floral que lhe confere imprevista elegãncia. Na boca sente-se o perfil dos tintos da casa, austero, com taninos firmes mas bem integrados, num conjunto extremamente sólido, seco, fresco, pronto para evoluir nobremente na garrafeira. Um grande Bairrada clássico. (daqui)



Foi excelente companhia para uns rojões à moda do Minho, feitos a partir do relato da Maria de Lourdes Modesto no "Cozinha Tradicional Portuguesa".

_cortam-se cubos de carne de porco (com pouca gordura) e pôem-se a marinar em vinho branco, alho e louro (aí umas duas horas);
_leva-se a marinada em tacho a lume forte até o vinho evaporar e junta-se banha de porco (reduzir o lume);
_fritar tripas enfarinhadas e juntar ao tacho;
_juntar sangue de porco cozido;
_servir com batatas fritas em cubos e polvilhar com salsa.