sábado, 8 de agosto de 2009

Línguas de Bacalhau by me

"Línguas de bacalhau cozidas em água e colocadas num tabuleiro de ir ao forno com lâminas de alho, uma folha de louro e cobertas de azeite com colorau."

Línguas de bacalhau... já não comia esta iguaria há algum tempo. Do arroz das ditas às ditas panadas com arroz ou à moda de Ilhavo (marinadas em alho, pimenta e azeite e fritas num polme), tudo serve para preparar as ditas. Mas foi uma proposta do Eng. José bento dos Santos que me tentou: Línguas de bacalhau cozidas em água e colocadas num tabuleiro de ir ao forno com lâminas de alho, uma folha de louro e cobertas de azeite com colorau. Claro que não laminei o alho nem fiz no forno (a cloche aka patusca presta-se muito bem a estas preparações). Para acompanhar, um puré de batata cozida em leite e aromatizada com noz moscada, ligado com azeite das tecedeiras e leite da cozedura das batatas.



Para acompanhar, e como alguns pratos de bacalhau ficam muito bem com vinho tinto, um Bágeiras Garrafeira Tinto de 2003 que estava a refrigerar. Um baga da Bairrada, feito pelo Mário Sérgio Alves Nuno (PVP € 27). Recentemente provei o garrafeira 2005 (deve estar a sair para o mercado) que está ainda um bebé... Provarei em breve (a convite do Mário Nuno) o 2004 que ainda está também para sair para o mercado e que se afigura um caso muito sério (ao nível do 1995?). Este 2003 está majestoso... Nota pessoal: 17,5.