segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Graham´s Porto Tawny 20 Anos

Os vinhos da Graham’s provêm essencialmente das suas propriedades, Quinta dos Malvedos, Quinta do Tua e Quinta das Lages, no Rio Torto. A Quinta da Vila Velha e a Quinta do Vale de Malhadas, propriedade de membros da Família Symington, também fornecem a Graham’s com uvas da mais alta qualidade. Estas cinco quintas encontram-se entre as melhores do vale do Douro. A Graham’s também adquire uvas em produtores seleccionados nos melhores locais da região. Alguns destes viticultores fornecem uvas à Graham’s há gerações.

OS tawnies de idade da Graham’s são produzidos a partir de vinhos da mais alta qualidade que, após cuidadosa selecção, são envelhecidos em cascos de carvalho até ser atingido o auge da maturação. Estes vinhos encontram-se entre os mais exigentes estilos de Porto. Produzi-los requer do enólogo grande perícia e anos de experiência, quer na vinificação quer na elaboração de lotes. É essencial encontrar o equilíbrio correcto entre a delicadeza e a elegância que resultam do prolongado envelhecimento em casco, e simultaneamente transmitir-lhes frescura. Os tawnies de idade da Graham’s revelam um característico carácter de frutos secos e deliciosas uvas passas maduras, e são requintadamente acetinados pelo envelhecimento em cascos de carvalho...

Âmbar, um dourado com reflexos esverdeados, o que denota uma idade considerável. Este vinho tem um suave e requintado “bouquet” de amêndoas e canela. Rico e aveludado no palato, é perfeitamente equilibrado. Tem um final longo, que perdura. O Graham’s 20 Anos representa uma qualidade superior. Os seus principais atributos são a grande complexidade e harmonia. Experimente ligeiramente fresco para apreciar toda a complexidade e volúpia deste vinho. Uma excelente alternativa ao Vintage, em situações menos formais. Após aberto, conserva-se algumas semanas. (aqui)



Este Porto Tawny de 20 anos da Graham´s (PVP: €28,00) foi loteado por Peter Symington e engarrafado em 2005. Foi servido a 15º C. Apresenta uma bela cor ambarina com alguns laivos de castanho. Com aromas profundos a frutos secos, apresenta-se untuoso e envolvente na boca. Muito especiado, com uma boa acidez e um longo final, foi excelente companhia para o jogo de ontem. Nota pessoal: 17.