O vinho verde tinto tem vindo progressivamente a perder terreno em relação ao branco. Creio que será difícil encontrar um vinho verde tinto numa garrafeira... Nem sei se a oferta é pouca apenas porque não há procura (o que nem se percebe bem) ou porque será mais aliciante produzir brancos.
De qualquer modo, no outro dia estava a dar uma vista de olhos no guia de compras da Revista de Vinhos e vi a nota de prova deste Aguião Vinhão. Nunca tinha visto o vinho à venda, mas estava lá o contacto do produtor. Liguei, falei com o Dr. Simão de Aguiã, o produtor, que teve a amabilidade de me trazer uma caixa (a caixa é de 4 garrafas e é uma réplica da torre da casa da quinta). Wine Pairing para este vinho? Sardinhas assadas na telha.
Um prato simples e de belo efeito - deita-se farinha de milho na telha, as sardinhas, um pouco de sal, mais farinha a cobrir e vai ao forno a cerca de 200º C durante vinte minutos. Acompanhei com batatas a murro e pimento vermelho confitado.
As sardinhas preparadas assim ficam deliciosas; a pele fica crocante com a farinha e sai facilmente, permitindo que a sardinha fique limpa.
Quanto ao vinho, foi refrigerado e servido sem decantar, a 12º C. Um tinto violáceo a "pintar" o copo. Bons aromas de fruta e lagar, uns saudáveis 11º de álcool, bons taninos e um final curto, mas interessante. Um vinho difícil para muitos pratos, mas a casar na perfeição com estas sardinhas. Para o preço (8 a 10 € no restaurante, quase não há em garrafeiras) revela-se uma boa escolha para pratos como os rojões à moda do Minho, sardinhas assadas, lampreia e outros tradicionais do Minho. Nota pessoal: 15,5.