sexta-feira, 29 de março de 2013

Bolo de Nozes com Cobertura de Chocolate




As nozes andam a ser o ingrediente principal numa série de ensaios que tenho feito de bolos. Este é um clássico, sempre de belo efeito.


para o bolo:

125 g de açúcar branco
50 g de manteiga
2 ovos
miolo de nozes a gosto
125 g de farinha de trigo
1 colher de café de fermento em pó

para a cobertura:

100 g de chocolate de cozinha
leite e manteiga qb

Comecei por trabalhar o açúcar e a manteiga com os dedos até os ligar bem. Juntei os ovos e bati uns minutos com a vara de arames até obter uma mistura homogénea. Depois juntei as nozes e envolvi com a colher de pau. Juntei a farinha e o fermento e envolvi tudo. Passei a mistura para uma forma de bolo inglês untada com manteiga e polvilhada com farinha e levei ao forno pré aquecido a 170 º C durante 10 minutos. Como o bolo estava a dourar, cobri a forma com filme de cozinha e deixei mais cinco minutos. Desliguei o forno e deixei que o bolo acabasse de cozer. Ao fim de mais um quarto de hora estava pronto. Desenformei e passei à cobertura.

Parti o chocolate para um tacho, juntei um pouco de manteiga e levei a lume brando, mexendo sempre. Quando começou a derreter, juntei um pouco de leite até obter uma mistura macia e trabalhável. Cobri o bolo, deixei arrefecer e servi :)

2 comentários: