segunda-feira, 12 de abril de 2010

Açorda de Camarões | Quinta de Foz de Arouce Branco 2006

Às vezes dou comigo a pensar como comidas tão simples podem ser tão deliciosas como uma açorda de camarão. Simples de executar, mas a pedir algum cuidado para não transformar um grande prato numa coisa desengraçada ou sensaborona... A começar pela escolha dos camarões. Escolhi uns 40/60 (cerca de 20g cada) de Madagáscar. Cozi-os em água com sal durante 4 minutos e retirei-os do tacho.


Descasquei os camarões e deitei as cabeças e as cascas de novo para o tacho. Juntei pimenta preta e uma malagueta e deixei em lume brando durante quase uma hora. Retirei o tacho do lume e coei o caldo para uma travessa. Juntei pão de trigo (carcaças, papo-secos, desses) partido em pedaços pequenos e deixei o pão embebido no caldo...


Noutro tacho, deitei um fundo de azeite e dois dentes de alho esmagados e deixei o alho aromatizar o azeite. Juntei o pão e o caldo de cozer os camarões e fui mexendo até obter uma pasta homogénea e clara (obtive-a ao fim de cerca de meia hora em lume brando). Adicionei os camarões e um pouco de salsa fresca e desliguei o lume. Servi.   


Para acompanhar, um Quinta de Foz de Arouce Branco 2006. Feito de Cerceal com passagem por madeira. Seco, mineral. Um vinho mais que improvável da Lousã mas que sempre que é lançado (o primeiro que provei era de 1995 e o 2008 já deve estar no mercado) aguça a gula. Um dos grandes brancos portugueses. PVP: 16 €. Nota pessoal: 17.

3 comentários:

  1. Agora fizeste-me sorrir... Simples, sim, mas tão especial... cheinha de segredos e pormenores que fazem toda a diferença como o caldo que preparaste durante quase 1 hora.
    Esta açorda está tão bacana, tão especial que estou a ler pela 3ª vez. Assim dá-me ideia que saboreio melhor!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Ana, simples mas especial. Sem segredos mas com os pormenores que fazem a diferença. Tempos ponderados de cozedura e não ter levado caldos :)

    e_Beijinho

    ResponderEliminar