sábado, 10 de abril de 2010

Bochechas de Porco Estufadas num Herdade do Porto da Bouga Reserva 2008

As bochechas de porco são cada vez mais, das partes mais apreciadas do bácoro. E então se forem de porco preto são elevadas ao estatuto de prato de grande requinte... Estas eram de porco normal, com menos gordura que as suas primas oriundas de porcos pretos. Uma das formas mais deliciosas de as preparar, imho, será estufadas. E em vinho tinto. E no vinho que vai acompanhar a comida, já agora... Escolhi um vinho do Alentejo, o Herdade do Porto da Bouga Reserva 2008. Vendido a € 4,99 no Pingo Doce. Já tinha provado a colheita de 2006 e achei o vinho interessante para o preço. Comprei uma garrafa deste 2008. Deitei as bochechas numa caixa de plástico com tampa (vulgo tupperware) com uns dentes de alho esmagados, um pouco de sal marinho e cobri-as com o vinho. Deixei a marinar umas três horas tendo o cuidado de ir agitando a caixa. Quanto ao restante vinho foi para o frigorífico depois de metido no decanter.
Deitei um fundo de azeite no tacho e quando estava quente deitei as bochechas préviamente escorridas. Selei-as, juntei uma cebola e deixei refogar. Juntei o líquido da marinada, uma folha de louro, pimenta preta moída, dois cravinhos e um pouco de cominhos em pó. Deixei estufar em lume muito baixo durante quase duas horas, tendo o cuidado de ir virando as bochechas. Servi com umas simples e deliciosas batatas cozidas com pele. 


O vinho é produzido em Portalegre por Joaquim Teixeira da Costa com enologia de António Saramago. Feito com Trincadeira, Aragonês, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Syrah, estagia oito meses em madeira. Aparece marcado pela fruta bem madura, com a madeira em segundo plano. Muito redondo (e guloso) tem uns cordatos 13,5º de álcool. É um vinho de que é fácil gostar e ao preço, uma boa escolha. Nota pessoal: 15,8.

2 comentários:

  1. Tem bom aspectos, as bochechas, sim senhor...
    Também já as fiz, para tirar a prova dos nove, mas a experiência não correu pelo melhor. Bando de esquisitinhos, nós!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Acho que nunca provei bochechas... mas tem bom aspecto :)

    ResponderEliminar