terça-feira, 16 de março de 2010

Feijoada de Chocos | Deu La Deu Alvarinho 2008

Esta é apenas mais uma de milhentas feijoadas possíveis... Apesar de ser fã duma bela feijoada da tradição transmontana, não desdenho esta de choco, nem uma bela duma feijoada de polvo...

Dois chocos com cerca de meio quilo cada... Foram arranjados, limpos e cortados em pedaços. Deitei uma cebola picada grosseiramente num tacho, um fundo de azeite, dois dentes de alho esmagados e cortados. Deixei em lume médio até a cebola ficar transparente. Juntei um pouco de polpa de tomate, barriga de porco fumada (da Casa da Prisca, custa € 9,98/Kg no supermercado e come as papas na cabeça a qualquer bacon) cortada em paralelipípedos pequenos, umas rodelas (poucas) de chouriço de Vinhais, os chocos, duas cenouras pequenas em pedaços, uma malagueta desfeita e um pouco de pimenta preta. Deixei em lume brando a estufar até os chocos estarem macios. Juntei um frasco de feijão branco (cerca de 300 g) passado por água (o feijão, não o frasco) e envolvi tudo. Deixei em lume brando por 15 minutos para bem harmonizar sabores. Antes de servir juntei um bom molho de coentros picados grosseiramente.

Para acompanhar esta deliciosa feijoada, escolhi o Alvarinho Deu La Deu 2008, da Adega Cooperativa de Monção. Será eventualmente o Alvarinho mais fácil de encontrar em qualquer supermercado. É proposto a um preço cordato de € 5,89, muito bem feito, limpo, delicado e com uma boa acidez, é uma excelente escolha. Nota pessoal: 16,5.  

1 comentário:

  1. Gosto desta tua feijoada, mesmo com chouriço e barriga fumada...
    E desta vez, os coentros destronaram a salsa, boa!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar