domingo, 14 de março de 2010

Camembert au four avec de l'ail, huile d'olive, poivre et origan

O Queijo Camembert é um queijo feito na Normandia com leite de vaca. Claro que, não havendo um conhecimento rigoroso da sua história, foi inventada uma lenda na qual se atribui a paternidade do queijo ao padre Charles-Jean Bonvoust que andaria escondido por mor de manter a sua integridade física e religiosa nos tempos da Revolução Francesa e que teria encontrado refúgio na casa de Marie Harel, uma camponesa de Camembert, quando vinha dos lados de Brie. Terá dado à camponesa alguns conselhos sobre a arte de fazer queijos e desses conselhos nasce um dos mais famosos queijos do mundo.
Mas deixando-nos de histórias da carochinha, sempre úteis para promover seja o que for, actualmente nesta global village temos queijo Camembert em qualquer supermercado - mau e barato, pour épater les bourgeois. Tratando-se de um produto mauzote (quem já comeu camembert à séria saberá do que falo) é natural que apareçam formas de o melhorar, ainda inseridas nesta lógica do épatanço (inventei agora, mas deriva de épater), agora mais caseiro e que consiste em picar a casca, enfiar-lhe com azeite, alho e ervas frescas, vai ao forno, et voila, temos uma entrada deliciosa (e devidamente posta a circular na net)...

Na verdade, imagino que não o seja de todo e explico porquê. Não me parece lógico que se pique a casca do queijo e se espere que, como por milagre, a mistura de azeite, alho e ervas se misture com o queijo. Como não me parece lógico que se coma a casca de um camembert industrial, como não me parece ainda que as ervas frescas (salsa, coentros ou tomilho) sejam a melhor companhia para o azeite, alho e queijo. Ainda assim, andei a googlar à procura de uma receita com alguma seriedade. Naturalmente não havia (parece que se os blogs de vinhos andam chatos, os de comida andam pouco sérios) e acabei por ensaiar esta preparação assim:

Peguei num queijo Camembert industrial, abri a caixa e retirei a película de plástico que envolvia o queijo. Retirei a tampa do queijo e piquei bem com um garfo. Envolvi o queijo num filme metálico e deitei por cima uma mistura feita no almofariz com um fio de azeite, dois dentes de alho picados, um pouco de pimenta preta e orégãos secos. Levei ao forno a 150º C até o queijo derreter e embeber a mistura (cerca de quinze minutos). Servi com bom pão de trigo.


Sendo o Camembert industrial um produto desinteressante, ganhou um pouco com esta preparação. Se consumido com moderação (é um bocado indigesto) e à temperatura certa pode constituir uma agradável entrada.


1 comentário:

  1. Isto é o que eu chamo de titulo pomposo... não consigo imaginar o resultado porque não conheço bem o tal sr. Camembert...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar