segunda-feira, 22 de março de 2010

Massada de Fumados | Bafarela Grande Escolha 2004

Começo pelo Bafarela Grande Escolha 2004... Um vinho "tranquilo" do Douro com uns poderosos 17º de álcool, feito com uvas de Touriga Franca (90%) e Tinta Roriz (10%) provenientes de videiras plantadas a cerca de 300 metros de altitude com exposição maioritária a Sul sobre a margem direita do Rio Torto e estagiado em inox. Um vinho de Brites Aguiar com enologia de Pedro Sequeira e António Rosas da Duplo PR do qual se encheram 13.333 garrafas numeradas. Tinha comprado há algum tempo uma garrafa que ficou guardada à espera de coragem para a abrir... 

Para "encarar" este vinho atípico, pareceu-me bem fazer uma reconfortante comida "de tacho", neste caso uma massada de fumados (chamo fumados por simplificação, naturalmente). Cortei um bocado de cabeça de porco fumada em pedaços pequenos que levei a cozer durante cerca de uma hora. Juntei meio chouriço de sangue e um pouco de paio do lombo. Deixei a cozer durante mais cerca de meia hora e desliguei o lume. Reservei. Piquei uma cebola, juntei um dente de alho esmagado e cortado, uma folha de louro e um fundo de azeite no tacho de barro e deixei refogar. Juntei as carnes e deixei em lume brando uns minutos, antes de juntar polpa de tomate, pimenta preta e um pouco de cominhos moídos. Deixei uns cinco minutos em lume brando e juntei um pouco de couve branca, umas mini cenouras e macarronete riscado, bem como água da cozedura das carnes a cobrir. Deixei doze minutos a coxer, desliguei o lume e juntei um pouco de coentros picados grosseiramente.

O vinho é escuro, retinto, violáceo... Aparece pouco comunicativo, abrindo para notas de fruta bem madura e algum chocolate negro. Cheio na boca, é apesar de tudo, algo austero. Termina médio. O vinho foi decantado e servido a cerca de 15/16º C... Acima disso seria talvez uma "sopa de álcool". Acabou por dar uma prova interessante e ligar bem com a comida. Os 17º de álcool acabaram por não incomodar, mas apenas devido ao cuidado tido na temperatura de serviço; o vinho é interessante e a prova vale pela curiosidade de experimentar um vinho não fortificado, com um teor alcoólico tão elevado... PVP: cerca de 15 €. Nota pessoal: 16.

1 comentário:

  1. Desta vez, mais do que da massada (por causa das orelhas que sao extremidades...) gostei dos adjectivos que usaste para qualificar o vinho.
    Quase consigo imaginar o sabor...e o aroma...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar