sábado, 13 de março de 2010

Casa d' Arrochella - Grandes Quintas colheita 2007 e Azeite Grandes Quintas

A Casa d' Arrochela é um novo Projecto do Douro Superior (Vila Flor, Moncorvo e Foz Côa), administrado por Bernardo de Arrochela Alegria. Integra as vinhas das Quintas do Cerval, do Nabo, das Trigueiras, de Vale d´Arcos e da Peça numa área total de cerca de 600 Ha, dos quais 115 são de vinha. Os vinhos são feitos na adega da Quinta da Peça e o azeite nas instalações que foram adquiridas à extinta Cooperativa Oleícola de Almendra. Estão a ser comercializados dois vinhos tintos com a marca Grandes Quintas (o colheita e o reserva 2007) e um azeite com a mesma marca, sendo em breve lançado para o mercado um vinho branco (será engarrafado este mês). A viticultura está entregue ao Eng. Luís Carvalho e a Enologia a Luís Soares Duarte. A distribuição dos produtos está a cargo da Vinalda. 
O produtor teve a amabilidade de enviar os vinhos e o azeite para prova... Comecei pelo Grandes Quintas colheita 2007. Feito com Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Barroca da Quinta do Cerval (vinhas com 4 anos) e Tinta Amarela, Tinta Roriz e Touriga Nacional da vinha do Vale de Canivens (vinhas com 22 anos). Estagiou 17 meses em cuba e 4 em barrica e foram feitas 26.029 garrafas.

O azeite é feito com azeitonas das variedades Verdeal, Madural e Negrinha dos olivais das Quintas das Trigueiras e da Peça. É um azeite DOP de Trás-os-Montes, extraído a frio e com um grau de acidez inferior a 0,2º.  


Para provar este vinho e o azeite limitei-me a grelhar uma costeleta de vitela que acompanhei com batatas e couves cozidas... Com o azeite. O azeite é muito agradável e elegante.

"Com um grau percentual de acidez inferior a 0,2º, de cor esverdeada, frutado, com aroma de azeitona fresca, tomate, maçã e amêndoa, tem um sabor muito elegante, amargo e picante, com final de boca longo e persistente."


O vinho é bastante equilibrado. Muito boas notas de fruta com a madeira a estar no ponto certo: presente, mas sem marcar o vinho. Ao preço a que é proposto (cerca de € 6,00) é uma aposta mais que segura. Belo vinho. Nota pessoal: 16.

2 comentários:

  1. Os azeites amargos DOP Trás-os-Montes são verdadeiramente sensacionais.
    Gostei mito do modo "enológico" como fizeste a apreciação. Enquanto nos vinhos fico tantas vezes a pensar o quererá dizer esta ou aquela descrição de prova, cuja exuberância não abarco, já no azeite são águas em que navego bem melhor.
    "águas"? "azeites"? realidades não-miscíveis, acho que estou a divagar...

    ResponderEliminar
  2. Linda foto, aquela do rio entalado nas montanhas... É tão linda como o azeite Vila Flor é bom!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar