sábado, 20 de março de 2010

Bola de Carne do Alto Barroso

As Bolas e Folares de Trás-os-Montes constituem um dos meus grupos preferidos de receitas tradicionais Portuguesas. Com efeito, as bolas de bacalhau, de sardinhas ou de presunto de Lamego, a bola de Favaios, o folar de Valpaços ou mesmo as covilhetes de Vila Real são absolutamente deliciosos (desde que feitos sem "inventar", ou seja respeitando escrupulosamente os ingredientes e forma de preparação).


Este ensaio sobre a Bola de Carne do Alto Barroso foi feito com algumas alterações à receita original, que deixo aqui, transcrita da Cozinha Tradicional Portuguesa de Maria de Lourdes Modesto:


1,5 Kg de massa de pão;
200 g de presunto:
1 chouriça;
1 salpicão;
2 cebolas;
1 ramo de salsa;
300 g de bifinhos de vitela;
manteiga ou banha;
sal;
pimenta.

Temperam-e os bifinhos de vitela com sal e pimenta e fritam-se num pouco de manteiga. Divide-se a massa ao meio e forra-se com ela um tabuleiro grande; dispõe-se por cima o presunto cortado em fatias finas, a chouriça e o salpicão em rodelas, as cebolas cortadas às rodelas finíssimas, a salsa esfarrapada à mão e os bifinhos de vitela. Rega-se com o molho dos bifes e tapa-se com a massa que resta, fechando bem a junção. Pica-se toda a bola com um garfo , espalham-se por cima bocadinhos de manteiga ou banha e leva-se a cozer em forno bem quente.

2 comentários:

  1. Já cá tinha vindo espreitar e... nada! Valeu a pena esperar!
    Nunca vou conseguir nada parecido, até porque não tenho a massa de pão...
    Fico a imaginar a misturadela, deverei dizer sinfonia, de sabores e aromas...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Hi Amândio, cuando era carnívoro, me gustava muxo la Bola de Carne daqui d'aldeia. Carnes preparadas em case e levadas à Padaria Flôr adonde o Sr. Joaquim (y ahora su hijo Feliciano maila esposa Isabel)la terminava con a massa do seu pão em forno de lenha. Aspecto que nem la by me.
    rosato-de-la-horta

    ResponderEliminar