sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Quinta do Infantado Porto Vintage 2007

Gosto muito dos Portos da Quinta do Infantado. Pela qualidade, muito pelo preço e ainda mais porque o João Roseira e a Fátima Ribas gostam muito de os fazer. Este Vintage 2007 tem um preço que encanta (€ 19,90 no Jumbo) e foi a escolha para terminar a noite da passagem de Ano. A garrafa saltou do frigorífico... E agora, decanto, não decanto, sirvo com quê? Nestas coisas e para melhor aproveitar o vinho, mais vale falar com quem sabe. Um telefonema para o João Roseira que acabou num desafio... Deitar metade do vinho num decanter e deixar a outra metade na garrafa. Provar dos dois alternadamente em copo de prova de Portos do Arq. Siza e em copo de vinho tinto (usei uns da Schott). Harmonizar com queijos diferentes (neste caso, extreme de cabra da Quinta do Pontão, extreme de ovelha de Seia e extreme de vaca de São Jorge. 
Foi uma experiência fantástica... Fiquei com quatro vinhos, a saber:

1 - da garrafa em copo de porto
2 - da garrafa em copo de tinto
3 - do decanter em copo de porto
4 - do decanter em copo de tinto

para harmonizar com 3 queijos diferentes, ou seja um total de 12 combinações. Não se fizeram todas, mas gostei particularmente de duas: o vinho servido da garrafa para o copo de prova a harmonizar com o queijo de São Jorge (a mais radical) e o vinho servido do decanter para copo de vinho tinto a harmonizar com o queijo de cabra do Pontão (a mais gulosa). Pelo meio agradaram também as harmonizações com o queijo de ovelha. Uma bela forma de provar um grande Porto...



1 comentário:

  1. E ainda me dizes que não és perito... para mim és, quem fala (escreve) assim sobre vinhos, e sem peneiras, só pode... Ficas nomeado o meu perito, pode ser?
    Numa coisa, aqui euzinha, concordo contigo: prefiro um bom espumante a um chiquérrimo champagne...
    Beijinhos e bom 2010!

    ResponderEliminar