Este prato foi feito para acompanhar um Valle Pradinhos 2005... Quando se sai do Porto em direcção a Bragança pelo IP 4, imediatamente antes da saída de Macedo de Cavaleiros vemos à nossa direita o Casal de Valle Pradinhos. É neste terroir Transmontano que Maria Antónia Pinto de Azevedo Mascarenhas, bisneta do Industrial Portuense Manuel Pinto de Azevedo produz os seus vinhos, dando continuidade a uma tradição familiar que vem sendo acarinhada desde 1913 (do contra rotulo da garrafa). Este tinto é feito com Tinta Amarela, Cabernet Sauvignon e Touriga Nacional. A colheita de 2005 está agora no mercado (PVP: € 8,46). É um vinho retinto, algo austero nos aromas de frutos vermelhos e um toque vegetal. Mais pujante na boca, gordo e rústico (no bom sentido) e com os taninos ainda pouco domados. Tem uns cordatos 13º de álcool. Todo o vinho pede decanter e comida. Ao preço, é uma escolha segura, para beber já ou guardar (são mais que conhecidas as capacidades de guarda e evolução em garrafa deste clássico transmontano). Nota pessoal: 16,5.
sábado, 16 de janeiro de 2010
Lombinhos de Porco com Alperces | Valle Pradinhos 2005
Mais uma forma simples e deliciosa de preparar uns lombinhos de porco. Cortei os lombinhos em fatias com cerca de 15 mm de espessura e hidratei alperces secos em vinho do Porto branco. No tacho de barro deitei um fundo de azeite, dois dentes de alho esmagados e cebola picada grosseiramente. Levei ao lume até a cebola ficar transparente e juntei os lombinhos. Temperei com sal e pimenta e deixei um bocado em lume brando. Juntei um pouco de polpa de tomate, os alperces e o Porto da marinada. Deixei estufar lentamente em lume brando. Acompanhei com um arroz de manteiga.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Muito loucos estes lombinhos e muito bem acompanhados pelos alperces (há cocado tinha lido na diagonal e por isso não percebi que eram secos, lol).
ResponderEliminarGostei do pormenor do arroz branco na forminha, quer dizer que és atento a pormenores e a apresentações...
Vou ter de esperar pelos alperces para testar o que me parece ficar para além de bom.
Beijinhos.
Fiquei curiosa, pelas dicas da Anna. Afinal não és só às na cozinha, no que diz respeito a vinhos também entendes, eu pessoalmente sou fã de branco,verde e rosé.
ResponderEliminarPARABÉNS