sábado, 16 de janeiro de 2010

Lombinhos de Porco com Alperces | Valle Pradinhos 2005

Mais uma forma simples e deliciosa de preparar uns lombinhos de porco. Cortei os lombinhos em fatias com cerca de 15 mm de espessura e hidratei alperces secos em vinho do Porto branco. No tacho de barro deitei um fundo de azeite, dois dentes de alho esmagados e cebola picada grosseiramente. Levei ao lume até a cebola ficar transparente e juntei os lombinhos. Temperei com sal e pimenta e deixei um bocado em lume brando. Juntei um pouco de polpa de tomate, os alperces e o Porto da marinada. Deixei estufar lentamente em lume brando. Acompanhei com um arroz de manteiga.

Este prato foi feito para acompanhar um Valle Pradinhos 2005... Quando se sai do Porto em direcção a Bragança pelo IP 4, imediatamente antes da saída de Macedo de Cavaleiros vemos à nossa direita o Casal de Valle Pradinhos. É neste terroir Transmontano que Maria Antónia Pinto de Azevedo Mascarenhas, bisneta do Industrial Portuense Manuel Pinto de Azevedo produz os seus vinhos, dando continuidade a uma tradição familiar que vem sendo acarinhada desde 1913 (do contra rotulo da garrafa). Este tinto é feito com Tinta Amarela, Cabernet Sauvignon e Touriga Nacional. A colheita de 2005 está agora no mercado (PVP: € 8,46). É um vinho retinto, algo austero nos aromas de frutos vermelhos e um toque vegetal. Mais pujante na boca, gordo e rústico (no bom sentido) e com os taninos ainda pouco domados. Tem uns cordatos 13º de álcool. Todo o vinho pede decanter e comida. Ao preço, é uma escolha segura, para beber já ou guardar (são mais que conhecidas as capacidades de guarda e evolução em garrafa deste clássico transmontano). Nota pessoal: 16,5.

2 comentários:

  1. Muito loucos estes lombinhos e muito bem acompanhados pelos alperces (há cocado tinha lido na diagonal e por isso não percebi que eram secos, lol).
    Gostei do pormenor do arroz branco na forminha, quer dizer que és atento a pormenores e a apresentações...
    Vou ter de esperar pelos alperces para testar o que me parece ficar para além de bom.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Fiquei curiosa, pelas dicas da Anna. Afinal não és só às na cozinha, no que diz respeito a vinhos também entendes, eu pessoalmente sou fã de branco,verde e rosé.
    PARABÉNS

    ResponderEliminar