sábado, 26 de abril de 2008

Supremos de Galinha e Redução de Vinagre de Porto, Mel e Avelãs com "Migas" de Batata e Grelos

Começando pelos supremos...

Ficaram a marinar em sumos de laranja e limão e um dente de alho (grande) esmagado o tempo suficiente para "aromatizar" a carne sem deixar que o sabor do alho fique muito presente. Levei a óleo quente (neste caso e ao contrário do peito de pato, que pode ficar mal passado por dentro, convém fazer um corte de modo a abrir os supremos ao meio e deixar que a carne fique bem passada de ambos os lados, "fechando" os supremos ao empratar) e reservei.

O molho...

Numa frigideira deitei um fio de azeite, a marinada e vinagre de vinho do porto (feito por mim, uma vez que é proibida a sua comercialização) na posição 8 da vitro; deixei reduzir um pouco, baixei a temperatura e juntei uma casca de limão (que retirei depois) mel e avelãs. Deixei apurar até obter um molho espesso.

As "migas"...

Não são bem migas porque não levaram alho (o toque do alho já estava na carne); assei batatas novas com pele e cozi uns grelos. Dei um murro em cada batata, juntei os grelos cortados e esmaguei um bocadinho com as mãos; deitei um fio de azeite e reservei.

Empratei e servi, com um Altas Quintas Reserva 2004...







4 comentários:

  1. Nem sequer consigo imaginar o sabor desta oitava maravilha... peitinhos de frango são preferidos aqui em casa, mas com este requinte todo, nunca fiz.
    Um verdadeiro achado juntar mel e avelãs...
    Beijo-

    ResponderEliminar
  2. Uma receita suprema mesmo... Nunca comi tal coisa mas adorava experimentar :)

    ResponderEliminar
  3. é mesmo de comer e chorar por mais adorei um beijo. Natércia...

    ResponderEliminar
  4. Cupido vai-me desculpar de comentar aqui as receitas atrasadas.Entrecosto de porco em vinha de alhos ficou com um aspécto delicioso.Eu tenho uma caçoila igual à sua de barro preto que é quando faço chanfana.Nunca fiz entrecosto mas vou experimentar.Cupido não têm que agradecer o mimo foi de coração.Bem agora aquele entrecosto com a morcela está divino.Pronto já sei sou uma invejosa vou fazer os dois.Os choquinhos riram-se para mim adoro é tudo de bom.Cupido adorei as sobremesas com doce de abóbora,principalmente os figos.Ufa é só eu estar uns dias fora que chego e tenho só coisinhas boas costeletas,ou sardinhas panadinhas que delicia e quando fizer vou experimentar com a farinha de milho.Moelas que adoro mas Cupido costumo dar um entalão na panela de pressão para não ficarem duras.As suas não ficam duras?Estufado de galinha com estes legumes só mesmo o Cupido para se lembrar de misturar estes ingredientes todos adorei.Supremos de galinha claro só não tenho o vinagre de vinho de Porto que só o Cupido têm(só se me mandar uma garrafinha(sorrir),mas claro que vou fazer mesmo sem o dito.E essas batatas com grelos uma maravilha.Cupido obrigada por postar comida Portuguesa que é uma maravilha e que nós(eu)às vezes nos esquecemos.Cupido desculpe do testamento mas como gosto muito do seu cantinho tenho que verificar o que está para tràz...beijinhos

    ResponderEliminar