sexta-feira, 2 de maio de 2008

Alheiras de Caça de Vinhais e "Pommes Argentées"

Na Baixa do Porto há algumas "Mercearias Finas" que vão tendo uns bons enchidos a preços (ainda) cordatos. Numa dessas comprei estas alheiras de caça de Vinhais, que estão dois ou três dias ao ar, ficando secas por fora (e com os sabores mais acentuados).
O acompanhamento veio do Doze Meses de Cozinha que lhes chamava batatas argentées e que são feitas (com as minhas adaptações) assim:

_cortar batatas, cebolas e tomate em rodelas;
_numa folha de papel de aúmínio deitar um bocado de azeite, uma rodela de batata, uma de cebola e uma de tomate e temperar com sal e oregãos, bem como um fio de azeite; repetir a(s) camada(s), terminando com uma rodela de batata.
_fechar hermeticamente o involucro e levar a forno médio durante 40 minutos (mais ou menos).

As batatas absorvem os sucos do tomate e da cebola, a cebola fica muito macia e os oregãos perfumam tudo (procurei menção a estas batatas na net e não encontrei nada, de qualquer forma achei um acompanhamento muito interessante).

Acompanhou com um Quinta das Tecedeiras Reserva de 2002.







4 comentários:

  1. Cupido é o Rei dos enchidos,mais uma para fazer.Fiz ontêm o entrecosto com as morcelas bem hummmmmmm que delicia.Vou postar amanhã.Cupido esclareça-me se souber sobre os azedos,os meus amigos dizem que agora nesta altura os ditos de compra não são tão bons.Só se forem caseiros,só a partir de Outubro é que são bons.É que eu ia agora para cima e estava a pensar me abastecer dos azedos.Obrigada beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Isabel, o facto dos azedos ou das alheiras não serem tão bons nesta altura só tem a ver com a temperatura do ar; se estiver frio durante o tempo em que os enchidos estão no fumeiro, eles ficam mais firmes, mas ño caso das alheiras e azedos, podem perfeitamente ser feitos e fumados, mas têm que ser consumidos rapidamente.

    ResponderEliminar
  3. Adorei o acompanhamento. Essas batatas devem ter um cheirinho delicioso e o sabor então...
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Estas batatinhas são fascinantes! Hei-de experimentã-las em breve.
    Adoro alheiras no forno, o dificil é encontrar das Boas...
    Beijo.

    ResponderEliminar