sexta-feira, 11 de abril de 2008

Carne à Vaqueiro, Goulash, Gulyás Hus...

"Gulyás, em Húngaro, significa vaqueiro e a carne à vaqueiro chama-se guliáz hus. A receita original preparava-se com carne de vaca e cebolas; no ínício não levava paprika, uma vez que este prato já existia antes da descoberta da América. Hoje não se pode imaginar o gulyás sem paprika.
A carne à Vaqueiro tornou-se popular em todo o Império Austro-Húngaro quando um regimento Húngaro esteve a prestar serviço em Viena. Foi a partir dessa altura (meados do séc. XIX) que o gulyás se tornou conhecido em todo o mundo. Aliás, os Vienenses reividicam para si a invenção de uma variante especial deste prato. Empregam de preferência carne de vitela e, como acompanhamento, preferem carcaças"

(in, As 100 melhores receitas do mundo).

Introdução longa, post enorme...

Apeteceu-me fazer um gulyás, e usei estes ingredientes: cebola (bastante), banha de porco, polpa de tomate, vitela, vinho branco, paprika, cominhos, sal e casca de limão.

No tacho de barro deitei banha de porco feita por mim e juntei a cebola, deixando-a libertar o líquido (o aroma da cebola na banha de porco era fantástico); deitei a vitela e selei os cubos. Juntei a polpa de tomate, a paprika e um bocadinho de vinho branco e deixei estufar. Pouco antes de servir juntei casca de limão e um pouco de cominhos. Só posso dizer que este gulyás ficou uma maravilha.

Para acompanhar, ainda pensei num pão (à moda de Viena), mas decidi cozer um bocado de abóbora e couve, coei, juntei ovos e farinha de trigo e amassei; na altura de fritar passei por farinha de milho (a conjugação do miolo em trigo e a crosta de milho resultou muito bem) e levei à frigideira em óleo bem quente; depois de feitos, deixei-os em papel absorvente, para libertar a gordura em excesso.

O vinho escolhido foi um Herdade do Esporão Syrah 2005 (17 pontos da Revista de Vinhos e cerca de € 11,00).













7 comentários:

  1. já babei, gostei muito e com esse molhinho até dá água na boca.

    ResponderEliminar
  2. Este goulash é do melhor que já vi...a casca de limão, juntas inteira e depois tiras, ou é ralada?
    Já temos rainha das sopas, das sobremesas e dos peixes, acho que passas a ser o rei da abóbora (até conhecer o teu Garficopo só usava na sopa ou em doce... lol)!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. querido cupido.... que maravilha
    mas vi uma coisa agora na tua postagem que preciso tirar uma dúvida. podes enviar-me um mail quando puderes?
    o mail é cozinhadarisonha@gmail.com
    obrigado

    ResponderEliminar
  4. Cupido lá venho eu com os meus comentários(desculpe a ignorancia)mas como eu aqui estou sempre a aprender.Tenho que ficar com a lição bem dada certo?O que é selar os cubos(sim sei que cubos é a carne)mas selar não sei?Agora a receita como sempre a supreênder pela positiva,banha de porco caseira quêm me dera!!!Esses bolinhos de abobora e couve só pode ser bons.Eu fiz os outros de abobora e grelos e ficaram uma delicia.Lá vou ter que comprar um tacho de barro.Cupido passe pelo meu cantinho deixei lá um mimo...beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Há tempos que não cozinho um goulash! Ainda não publiquei a minha receita porque as fótos ficaram péssimas e não fazem jus ao prato. Mas acho que é muito bom. :-)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Anna, junto a casca inteira e tiro antes de servir;
    Isabel, selar é deitar a carne em gordura bem quente e virar, por forma a evitar que os sucos da carne saiam do interior. este caso deitei por cima da cebola e depois virei.

    ResponderEliminar
  7. Cupido um muito obrigada pela explicação!!!!!

    ResponderEliminar