domingo, 3 de março de 2013

Porco de Comer à Colher | Pedra Cancela Selecção do Enólogo 2010




Esta preparação de porco é simples e relativamente rápida de fazer (se excluirmos o tempo da marinada). Comprei uns nacos de porco com alguma (pouca) gordura e cortados como para rojões. Deixei-os a marinar em vinho branco e alho esmagado e grosseiramente picado, de um dia para o outro. Levei um tacho de fundo grosso ao lume, com um fundinho de bom azeite, juntei uma cebola picada grosseiramente, mistura de pimentas, um pouco de cominhos moídos, o alho da marinada e uma folha de louro. Deixei a cebola translucidar e juntei a carne. Fui virando até selar, temperei com sal e juntei uma cenoura cortada em quasi cubos. Envolvi tudo, juntei o vinho da marinada e deixei levantar fervura. Baixei o lume para o mínimo e deixei estufar uns quarenta minutos. Passei tudo para um tabuleiro e levei a finalizar no forno pré-aquecido a 190º C até a carne estar dourada e macia.



Para acompanhar, batatas fritas em azeite. Descasquei batatas velhas, cortei-as em palitos, lavei muito rapidamente, escorri e sequei com um pano de cozinha. Deitei azeite numa frigideira (a quantidade suficiente para cobrir uma camada de batatas) e levei-a ao lume. Quando o azeite estava quente (cerca de 125º C) deitei as batatas e deixei-as bringir. Quando estavam macias (cerca de cinco, seis minutos) subi o lume para o máximo e deixei que ficassem crocantes (mais cinco minutos). Retirei-as e escorri sobre papel absorvente e temperei com sal.


Acompanhei com uma novidade do João Paulo Gouveia, o Pedra Cancela Selecção do Enólogo 2010. Alfrocheiro, Tinta Roriz, Touriga Nacional e Jaen compõem um Dão moderno, fresco, fácil de beber e de gostar. Porreiro e simples sem ser linear. Equilibrado, gostei. Saiu com a revista de vinhos de Fevereiro e custou os costumeiros seis euros.


4 comentários:

  1. Muito bom, não me importava que fosse o meu jantar...

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da técnica irrepreensível da carne, as duas fases etc.
    Já das batatas a entrarem a 125ºC, confesso que me deixaram algo perplexo... só experimentando.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado amigos. Os Pedra Cancela agradecem. Abraço. JP

    ResponderEliminar
  4. Olá Amândio,
    Que ótimo aspeto. Posso provar, deve ficar uma delicia.
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar