quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Trilogia | Rabanadas

O tema da trilogia desta semana, em parceria com a Ana e o Luís, foi (e muito bem) sugerido pela Ana - Rabanadas. Para mim, o facto de nunca ter feito rabanadas antes constituiu um desafio acrescido de algum risco, pelo que a minha abordagem ao tema foi muito low profile. Preliminares: leitura atenta das quatro receitas da Cozinha Tradicional Portuguesa de MLM. Depois foi só ir para a cozinha e reunir todos os ingredientes, que são alguns, a saber: leite, manteiga, limão, canela (em pau e em pó), açucar, pão duro (cacete), ovos, vinho tinto, mel e óleo. Já agora, vinho do porto, que iria entrar, nem que fosse apenas para acompanhar as rabanadas...

Comecei por ferver leite com um pouco de manteiga, pau de canela, açúcar e casca de limão e deixei fatias de pão (de trigo, compacto e já algo duro) a amolecer.   


Depois, foi seguir o receituário de MLM... Comecei pelas Rabanadas Antigas, com o pão (não passado pelo leite)  a ferver numa calda de açúcar, com água, um pouco de manteiga, pau de canela e casca de limão e que depois é escorrido, passado por gema de ovo e vai a alourar em óleo bem quente, sendo finalizado com açucar e canela em pó e regado com uma calda feita com vinho tinto, mel e canela em pó.



Continuei com as Fatias-de-Paridas, em que o pão é demolhado no leite e depois de passado por ovo batido é frito em óleo bem quente. Servem-se povilhadas com açúcar e canela.



Para finalizar, as Rabanadas Douradas, ou Fidalgas. Feitas com o pão que vai ferver no leite aromatizado e que se passam por ovo batido e cozem numa calda de açúcar. No fim são regadas com essa calda a que se juntou Vinho do Porto. Estas foram as minhas preferidas, embora precisem de tempo para melhorar. Amanhã devem estar uma delícia :) 
   


O vinho usado para a calda das Rabanadas Fidalgas e para provar as outras foi este Porto Reserva Dona Antónia da Casa Ferreirinha. Bem feito e com um preço cordato (anda pelos € 8,00) vale bem o que se paga a mais em relação aos tawnies vulgares do mercado.


2 comentários:

  1. Belo repositório das mais tradicionais das nossas rabanadas, hoje quase esquecidas em favor de métodos rápidos, para despachar serviço.
    Execuções irrepreensíveis a mostrar como estas trilogias encerram virtualidades insuspeitadas.

    ResponderEliminar
  2. Fizeste umas excelentes rabanadas, 3 em 1... teria de provar todas para decidir qual gosto mais (assim, pela foto, digo-te que é a segunda).
    É confortável ver e sentir o rigor que usaste na execução...
    Giro também ver como os 3 damos tratamentos diferentes a uma palavra tão tradicional como rabanadas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar