quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Leite Creme

O título podia perfeitamente ser: 3 leites cremes e um é meu, já que isto nasceu duma proposta feita à Ana e ao Luís para fazermos a mesma preparação culinária e publicarmos a dita no mesmo dia. Proposta aceite, a Ana sugeriu o leite creme e lá fomos fazer os nossos leites cremes, sem grande troca de ideias, antes preferindo que cada um apresentasse a sua abordagem a esta bela receita da nossa cozinha tradicional...

Eu fui directo ao assunto e fui ver o que Maria de Lourdes Modesto nos conta a pp 102 e 103 da sua Cozinha Tradicional Portuguesa. Lembrei-me também de uma antiga troca de mail' s com a Profª Paulina Mata da FCTUNL, que me tinha enviado um trabalho académico onde bem se explica como funciona esta coisa do leite creme e que está disponível online (aqui).
Claro que não resisti a googlar; apesar de ser divertido, às vezes quase dá vontade de chorar ao ver a forma pouco séria como as pessoas se apropriam de nomes de receitas e fazem outra coisa assim a modos que parecida com as alterações que bem entendem sem ter noção de que para tocar viola é preciso ter unhas, ou, dito de outro modo, para fazer uma farinheira à Brás que seja credível, é preciso, no mínimo saber cozinhar (mesmo a de José Avillez podia chamar-se Brás de Farinheira e creio que terá sido o nome original, talvez alterado para edição no livro, mas isto já é muito à margem do leite creme).

Para fazer este leite creme retive, para além dos ingredientes e respectivas proporções, duas coisas básicas: O leite creme chama-se leite creme porque é um creme e a mistura não pode ferver, já que acima dos 80 e qualquer coisa graus é bem capaz de acontecer algo estranho, algo parecido com o que aconteceu ao DeLorean do Dr. Emmett Brown no Regresso ao Futuro

Fervi meio litro de leite com um pouco de casca de limão (apesar da canela ser muito usada, não consta na receita tradicional da Beira Alta, pelo que ficou de lado). Num tacho misturei cinco gemas de ovo, cinco colheres de sopa de açúcar e uma colher de sopa rasa de maizena (amido de milho, mas está registada assim, é um monopólio). Quando a mistura estava bem homogénea e fofa (transcrito do original de MLM) juntei o leite a pouco e pouco enquanto liguei o lume. Fui sempre mexendo até o creme espessar um pouco. Desliguei o lume e verti o leite creme em taças, sem passar por um passador, como deveria, nem ter enfiado as taças em gelo para mais rapidamente arrefecerem. Deixei arrefecer e não polvilhei com açúcar nem queimei com um ferro como seria de esperar. O leite creme da Ana foi queimado com um ferro eléctrico e o Luís usou o maçarico no dele, para colmatar esta minha falha. De resto, deu-me muito prazer revisitar esta deliciosa sobremesa. Agora vou ver o que os meus compagnons de route fizeram...   

5 comentários:

  1. Olá como sabia deste desafio e sou curiosa vim de mansinho espreitar o seu leite creme. a imagem não defende muito bem o leite creme mas concerteza ficou bom, para mim que sou gulosa deveria ter o açucar queimado ou então uma sugestão de amante de canela em pó, uns pózinhos desta maravilha também ficaria bem.
    Parabéns pela iníciativa.

    ResponderEliminar
  2. Bem, por pouco falhava a Quarta-Feira mas lá consegui antes da carruagem virar abóbora!
    Curiosamente, parti também de MLM (who else?)embora não da CTP mas de uma frase que ela quase murmurou entre dentes há muitos anos e que ninguém ouviu mas eu ouvi! :-)
    Descobri o que queria, engordei mais uns quilitos porque sempre ia comendo os desastres desta tarde laboratorial e não foram poucos, mas o olho arregalado de quem provou foi paga suficiente e sobrante para as canseiras do dia.
    Acho que esta nossa parceria (o nome é algo aterrador, a lembrar as malfadadas PPP´s da nossa desgraça) começou da melhor maneira!
    ...e para a semana...

    ResponderEliminar
  3. xunandinha, o meu leite creme foi o patinho feio do grupo, mas estava muito bom;

    Luís, teres referido as PPP agora deu-me azia :) e onde se leu parceria passa a ler-se trilogia, que não dará prejuizo nenhum e acresce que também é o nome dum dos melhores vinhos tugas. A próxima trilogia é tua :)

    ResponderEliminar
  4. Agora que entro na blogosfera, não como observadora, mas como elemento activo, também defensora da comida tradicional portuguesa no seu melhor.
    Quero deixar o meu contentamento por observar este salutar convívio entre blogs e seus autores.
    Espero que continuem com os desafios e possível que estendam a comunidade. Cumprimentos ;-)

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito de participar nesta trilogia doce de leite creme e de ver os seus resultados (pena não dar para provar...).
    Interessante esta coisa chamada diversidade, mesmo na abordagem de uma receita tão popular, mas nem sempre respeitada.
    Giro foi descobrirr que também conheces filmes de «Domingo à tarde»...
    E a próxima?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar